sexta-feira, 18 de abril de 2014

Thomaz Osterne de Alencar

Dos líderes proeminentes da comunidade caririense na segunda metade do século XX, Thomaz Osterne de Alencar merece destaque na qualidade com que cumpriu papéis de logista, idealizador de projetos revolucionários para a Região e incansável precursor das iniciativas e providências que abraçaria no decorrer da sua existência.

Nascido a 17 de outubro de 1914, no município de Pio IX, Piauí, logo adolescente veio com a família fixar residência em Crato, onde efetivou seus estudos junto à Escola Técnica de Comércio, estabelecimento que formaria grandes vultos da história cearense.

Dedicado às atividades mercantis, com o tempo, Thomaz Osterne demonstraria firme competência também à frente de órgãos comunitários, vindo exercer funções importantes na Diretoria da Associação Comercial do Crato, onde, desde 1963, esteve na Presidência da entidade, até seu falecimento, ocorrido a 13 de outubro de 1979.

Presença constante pela defesa dos ideais caririenses, nunca mediu esforços quando  postulou melhorias e encetou lutas em favor do nosso progresso. Exemplos de tais vitórias significam a idealização e a construção do Açude do Inxu, oficialmente denominado Thomaz Osterne de Alencar, dos maiores do Ceará; aberturas de avenidas, estradas, e promoção de asfaltamentos; duplicação da rodovia Crato – Juazeiro do Norte; o asfalto das estradas de Assaré e Campos Sales; abertura da agência do Banco do Nordeste do Brasil em Crato; a edificação do primeiro conjunto das Casas Populares; ampliação da eletrificação rural aos municípios regionais; acréscimo de limite do crédito bancário; se considerando ainda campanhas em defesa do comércio diante dos entes fiscais arrecadadores.

Espírito vanguardista, permaneceu sempre atento a oportunidades de desenvolvimento, havendo participado com brilho das ações do Lions Club, em Crato, instituição que presidiu durante três mandatos, durantes os quais realizou três convenções distritais. Por dois anos, cumpriria mandato de Presidente da Cooperativa Agrícola do Cariri.

Viajaria pelo Brasil em missões coletivas empresariais, marcando participações em diversos simpósios e congressos. 

Outro destaque da personalidade de Thomaz Osterne de Alencar seriao empenho extremado com que constituiu a família, casado que foi com Da. Maria Dayse de Alencar, mãe dos seus filhos Pedro Ernesto, Maria Elisa, Bárbara, Vicente Carlos, Maria Cecília e Maria Dayse.

O reconhecimento da população de Crato aos serviços prestados pelo ilustre piauiense nas terras do Cariri propiciou que o Legislativo Municipal denominasse de Thomaz Osterne de Alencar a avenida perimetral, das vias principais da cidade.

Por isso e mais razões, nada tão justo do que esta manifestação de apreço, em nome do Instituto Cultural do Cariri, ao valoroso ser humano que ora perfaria cem anos de história rica e benfazeja, obtendo lugar cativo na alma de nossa gente.

Obra pesquisada na elaboração desta matéria: Roteiro biográfico das ruas do Crato, de autoria do jornalista J. Lindemberg de Aquino, 2ª. edição, UFC/Casa  de José de Alencar, Fortaleza, Ceará, 1999 . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário