Épocas assim, quais tempos em transformação acelerada, cresceram à luz do dia, nesta fase estreita de tantas expectativas e visões contraditórias.
Decerto, algum vivente doutras planícies consideraria semelhante aos mesmos desafios impostos naquelas condições originais. Ver-se-ia estrangeiro de visões assemelhadas às tempestades de mísseis ora difundidas pela renda mundial de computadores. Frotas a singrar os mesmos mares em propósitos equivalentes, na fome sem conta de poder dos mortais alucinados que sobrevoam iguais destinos das fantasias.
Os filmes são tais; nas telas, os instintos, as dores... Roteiros de dramas e sustos na face do Planeta, olhos arregalados aos desvarios, às contradições. Nisso, palavras preenchem os ares de traços que rasgam o silêncio e adormecem a consciência de poucos. Vivem perenes, pois, ao senso da compreensão desde sempre prevista de tantos, em quantas circunstâncias vagas, enquanto as pessoas percorrem o Infinito a desafiar os momentos que lhes escorrem pelas veias, na procura da sorte vária.
A gente escuta, distantes, sinos de esperança, contudo revestidos das notas surdas de um amor imaginário, mais que nunca tão necessárias, todavia guardadas há milênios no coração dos santos. Daí vêm as melodias sentimentais, os conceitos filosóficos destituídos das práticas que os correspondam. Buscar nas ruas, nos mercados, nas noites, os céus das memórias tardias, ainda que de longas histórias avisassem dos riscos e das incertezas.
Conquanto os saltos e os parágrafos se assemelhem às verdades eternas, mesmo que sejam, raros dispõem do espírito crítico de modificar a si próprios diante das muitas expectativas do que aguarda essa grande humanidade. Foi de antes imaginar mudanças coletivas. Grupos inteiros jogavam cartas nesse jogo atabalhoado, o que só então virou mero desengano. Perante isto, sobra o poder individual da pura transformação que virá de dentro, única forma definitiva das firmes modificações e do quanto resta a cumprir.
Valores, destinos, alternativas, enfim vivem na alma das criaturas num movimento constante aos olhos do mistério. A matéria prima, a força do querer individual, portas e ânsia das sonhadas possibilidades aos poucos lhes chegam no braços do futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário