sábado, 4 de julho de 2015

Ideologia e doutrina

Termos utilizados a valer nestes tempos, no entanto pouco considerados quanto dimensão e significado. Devido ao crescimento da comunicação de massa, o poder de controle do Estado moderno cresceu extensivamente no bolo popular, isto de modo interesseiro, imediato, a ponto de ora confundir com imensa facilidade manipulação e política no senso das populações. Vieram no bojo daquelas ações totalitárias o exercício extremo das ideologias.  

Enquanto doutrina representa conjunto de princípios que serve de base aos ideários de religiões, instituições sociais, origem de conceito quiçá definitivo na formação da cultura e da civilização clássicas, a ideologia dá de conta das montagens intencionais de verdades fabricadas com objetivos dirigidos, valores elaborados para a dominação dos grupos sociais.

Doutrina nasceu das convicções adquiridas pelo estudo. Sob o ponto de vista crítico, a ideologia pretende mascarar a realidade, apresentando tão só uma face das circunstâncias externas daquilo que pretendem seus autores na divulgação das ideias, falas e ações. A verdade da ideologia, por isso, passa longe da verdade real verdadeira.

Os tentáculos dessa dominação política, sobretudo na fase histórica da propaganda no poder, cria simulacros de realidade, frutos da ilusão elaborada, intencional, mantendo nações inteiras sob as armas frias da propaganda usinada nos meios industriais da comunicação. 

Nisso, face aos recursos sempre avançados da pesquisa tecnológica, o homem comum imolada sua consciência no altar da fantasia, inclusive nas artes, no consumo de bens, na saúde, na família, no trabalho, visão apocalíptica doutra escravidão a valores e relações da dominação constrangedora de tiranias e sistemas.    

Primeiras tentativas de tais práticas vêm de longe, remontam fórmulas arcaicas dos antigos impérios, classe sobre classe, contudo sem os recursos abrangentes da época presente. Cinema, disco, rádio, jornais, livros e revistas perdem espaço no que tange a penetração na sociedade contemporânea. Porém televisão, internet, celular avançam vorazes na busca frenética das mentalidades, quais feras indomáveis, semelhante ao que a indústria química empreende no âmbito da alimentação e da saúde dos habitantes deste lugar do Universo.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário