quinta-feira, 2 de julho de 2015

Baixio das Palmeiras

Há poucos dias recebi do professor Francisco Wlirian Nobre livro que escreveu, sob o título de Baixio das Palmeiras: apontamentos geográficos, culturais e historiográficos. A obra esmerada enfoca esse distrito do município de Crato, Ceará, abordando a vida comunitária da localidade próspera e dotada de patrimônio etnográfico admirável, o que propiciou a Wlirian Nobre realizar trabalho síntese fiel ao universo onde vivem familiares seus, nesta região do Cariri cearense.

Em um mergulho histórico às origens de nossa formação desde tempos coloniais no século XVII, com a chegada aqui dos primeiros europeus, sequenciado por sucedâneos da formação étnica da grei aqui fixada, se detém no crescimento das comunas interioranas do Ceará, trazendo consigo particularidades da análise física e humana dos sítios que compõem a circunvizinhança da vila do Baixio das Palmeiras.

Na sua proposição, o estudioso, de formação acadêmica em Geografia ora a desempenhar o magistério na escola pública, avança em cogitações históricas da economia regional, antes voltada sobretudo aos setores agrícola e pecuário.

A utilizar fotografias, desenhos e xilogravuras, a edição bem ilustrada vem de lavrar um tento no tange publicações do gênero, face ao zelo com que alia texto objetivo a conteúdo farto de histórias da oralidade e elementos outros da pesquisa, com farta bibliografia. Assim, o trabalho é rico na descrição de vivência, de costumes, no qual o geógrafo fala, mas não silencia o homem do campo ligado à terra e às suas raízes. A metodologia de pesquisa que combina a ciência com a sapiência popular faz desse trabalho uma obra singular, diz na apresentação o professor Epitácio Rodrigues.

Portanto, com satisfação venho noticiar tal produção de bem cuidadas feições gráficas, capa e projeto de Cláudio Henrique Peixoto, fotografia de Gustavo Ramos e Ulisses Teles, e xilogravuras de Carlos Henrique, numa execução a cargo do BSB – Bureau de Serviços Gráficos, de Juazeiro do Norte, Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário