
Na sua proposição, o estudioso, de formação acadêmica em Geografia ora a desempenhar o magistério na escola pública, avança em cogitações históricas da economia regional, antes voltada sobretudo aos setores agrícola e pecuário.
A utilizar fotografias, desenhos e xilogravuras, a edição bem ilustrada vem de lavrar um tento no tange publicações do gênero, face ao zelo com que alia texto objetivo a conteúdo farto de histórias da oralidade e elementos outros da pesquisa, com farta bibliografia. Assim, o trabalho é rico na descrição de vivência, de costumes, no qual o geógrafo fala, mas não silencia o homem do campo ligado à terra e às suas raízes. A metodologia de pesquisa que combina a ciência com a sapiência popular faz desse trabalho uma obra singular, diz na apresentação o professor Epitácio Rodrigues.
Portanto, com satisfação venho noticiar tal produção de bem cuidadas feições gráficas, capa e projeto de Cláudio Henrique Peixoto, fotografia de Gustavo Ramos e Ulisses Teles, e xilogravuras de Carlos Henrique, numa execução a cargo do BSB – Bureau de Serviços Gráficos, de Juazeiro do Norte, Ceará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário