segunda-feira, 27 de julho de 2015

Aquele samba de latada

Desde cedo da noite que o coronel percebera no ar sons imprevistos de harmônica, zabumba, pandeiro e triângulo, em pleno meio de semana. Naquelas bandas, as autorizações para os sambas de latada cariciam de longa preparação. Até o delegado havia de ter conhecimento e permitir, quando fossem realizar, nas fazendas, as promoções, de si tão violentas quanta a natureza rústica dos caboclos habitantes do lugar. Nada disso constava houvessem providenciado. 

O primeiro portador até ali não retornara com as notícias. Despachado logo cedo para acabar com o festejo e saber dos responsáveis, sumira de tudo, sem vir, nem mandar qualquer recado. Essa a razão da impaciência do proprietário das terras, na sala principal da casa grande, a andar num pé e noutro, transferindo contrariedade aos ouvidos tensos da esposa. Sentada perto de uma janela, a mulher fixava os olhos no escuro do terreiro, à espera dos acontecimentos. 

Nessa hora, resolveram chamar outro morador e encaminhá-lo com a mesma finalidade.

Outro tanto de tempo, quase uma hora depois, e nada de resultado. Algo, na verdade, de esquisito existia naquilo tudo. As ordens do fazendeiro jamais seriam desconsideradas do jeito que, naquele momento, se verificava. Esperariam só mais um pouco. 

O vento soprava das bandas do lugar, trazendo nítido o calor da farra, ouvindo-se gritos e gargalhadas misturados com a música.. Lá longe, a casa de taipa fervia de animação, acrescentando as preocupações do apreensivo casal.

Ainda não retornara o segundo emissário, quando resolveram que o coronel iria em pessoa examinar de perto a afronta dos agregados. Nem imaginavam que tivera tamanha audácia de desobedecê-lo. Ultimados preparativos, ele equipou-se para entra na dança e seguiu na escuridão da noite sem lua.

A mulher tratou de fechar portas e janelas, e permanecer de sentidos em alerta. Contudo isso durou pouco; rendendo-se ao enfado, caiu no sono profundo. De manhã, Sol nas alturas, despertou escutando o marido que, desconfiado, empurrava a escora da porta, com os olhos vermelhos de quem dormiu pouco ou não dormiu. Nisso foi dizendo:

- Pense num homem divertido, o compadre Lampião. Dançou o tempo todo sem demonstrar qualquer cansaço – falou, e seguiu no rumo da cama, pois passara a noite em claro, batendo zabumba lá na festa dos cangaceiros que se arrancharam numa mata da propriedade do coronel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário