terça-feira, 17 de outubro de 2017

Heróis do meu tempo

Eles vêm de vez em quando à aldeia da memória e falam, e contam o que fizeram, que marcaram suas presenças naquele mundo de então, idos recentes. Eles são vários. Mostraram diferentes motivações de cumprir o papel histórico que lhes pediam. Chegaram na vida do cotidiano através da mídia, os famosos meios de comunicação de massa, indústrias da informação. Desde diferentes povos, espalharam neste chão exemplos expressivos que só não sabe quem não quer saber.

Por exemplo, Dom Oscar Romero, Óscar Arnulfo Romero Galdámez, conhecido como Dom Romero (Ciudad Barrios, San Miguel, 15 de agosto de 1917 — San Salvador, 24 de março de 1980). Diante das contradições políticas de El Salvador, cumpriu papel corajoso face ao totalitarismo e viu-se executado em pleno altar, quando celebrava missa na Capital do país. Uma lenda de coragem e fé cristã. 

Outro, Benigno Aquino. Lembro bem as imagens de televisão quando ele voltava do exílio. Seria entrevistado no voo que o levaria à morte em face de cruel ditadura filipina. Ainda vimos nas imagens quando descia as escadas do avião e seria preso pelas forças militares que defrontava. Nunca mais se saberia notícias suas. Benigno Aquino Junior. Nascimento: 27 de novembro de 1932, Concepcion, Tarlac, Filipinas. Assassinato: 21 de agosto de 1983, Aeroporto Internacional Ninoy Aquino, Filipinas. Cônjuge: Corazón Aquino (de 1954 a 1983). Sua esposa chegaria à Presidência do país e governaria com a aprovação popular.

Outro mais, Salvador Allende. Eleito pelos chilenos em pleito democrático, iniciando no Chile grandes transformações sociais e políticas que provocariam a intolerância das forças totalitárias, vindo a ser executado em pleno Palácio de La Moneda, em Santiago, inclusive por meio de bombardeio aéreo. Daí se seguiria repressão avassaladora de trágicas consequências. Salvador Allende Gossens foi um médico e político marxista chileno. Fundador do Partido Socialista; governou seu país de 1970 a 1973, quando foi deposto por um golpe de estado liderado por seu chefe das Forças Armadas, Augusto Pinochet. Wikipédia

Mais um, Olof Palme, primeiro ministro da Suécia de extrema popularidade e exímio administrador da coisa pública. Vivia espontaneamente junto do povo sueco. Fazia caminhadas noturnas sem escolta ou guarda- costas. Lá um dia seria assassinado à saída de um cinema em Estocolmo. Sven Olof Joachim Palme, político sueco. Membro do Partido Social-Democrata foi primeiro-ministro da Suécia entre 1969 e 1976 e de novo entre 1982 e 1986, ano em que foi assassinado. Wikepédia 

Há vários e vários nomes que enchem os dias do passado de grandes valores que demonstraram um tanto da boa qualidade dos humanos ainda em fase de transformação e aprimoramento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário