sexta-feira, 20 de outubro de 2017

De uma lenda romena

Esse gosto de contar histórias nunca perderá oportunidade. Achou pretexto, traz à tona o tema. E lendo, outro dia, num dos livros que me tocam as mãos, ora que encontro o enredo desta lenda no livro Sobre a rocha, de Mark Finley.

Viviam, no interior da Romênia, vizinhos de terra, dois proprietários da gleba, agricultores e criadores de gado. Um de maior porte, que ansiava o dia quando tomaria de chofre a terra do parceiro do lado, esse de menor porte e de menos poder aquisitivo, que ele desse qualquer vacilo.


Noite escura, contratou agregados para tanger aos seus domínios os poucos animais do vizinho menor. De manhã, estavam a pastar nos campos do rico as poucas reses do pobre. Aquele que é que fez, correu à aldeia próxima e denunciou a invasão, e exigiu indenização correspondente às posses do responsável pelos bichos invasores. 

Julgado em praça pública, viu-se o pobre sem mais vintém. Enquanto o ricaço, além de lhe tomar os poucos bens, ainda cuspiu na sua face, deixando-o arrasado e tendo que mendigar a sobrevivência nos desvãos da sorte. 

Alguns tempos depois, eis que vem o Rei em visita à pequena povoação. Num descuido da escolta, o esmolé obtém conversar de perto com Sua Majestade e conta toda sua desdita, detalhe a detalhe, o que confirma o governante de junto dos cidadãos, no lugar. Sensibilizado, honesto, o Rei logo julgou e sentencia restituir o prejuízo do pobre camponês, ofertando de sobra parcelas em ouro a que começasse de novo a vida. Na ocasião, magnânimo, desce do estrado real e beija no rosto o agricultor, dizendo: − Conte para todos que, no lugar em que aquele homem mau cuspiu, o rei beijou. Com este beijo, você está livre de toda vergonha.

Assim, o autor do livro faz analogia com a presença de Jesus na Humanidade, que veio até nós reverter o quadro de injustiças e dramas, e somos beijados em ambas as faces pelo Rei do Universo, nisto a permitir nova e feliz existência. Bonita história.

(Ilustração: Arte rupestre, EUA).

2 comentários: