terça-feira, 22 de agosto de 2017

Padrões mentais

Face às limitações do conhecimento material que conduz muitas das ações humanas, por vezes atitudes sujeitam causar dores e dificuldades, tanto individuais, quanto coletivas. Usam nisso o aspecto negativista dos padrões de pensamento; daí tender a resultados pouco recomendáveis. Conflitos. Desuniões. Atrasos de várias ordens.

Jamais, quanto agora, instrumentos de equilíbrio já pertencem ao saber das coletividades. Estender a mão e sustentar os valores maiores do Espírito, das crenças. Certo pesquisador indagava a pajé de tribo da Amazônia se ele acreditava num ser superior, num deus que criou e mantém o Universo. Ao que recebeu uma resposta afirmativa.

- Mas em que deus, o deus dos tauístas, dos hindus, dos budistas? – seguiu perguntando o antropólogo. E, então, escutou do selvagem:

- Não, não. No Deus mesmo, o que está à frente de tudo e tudo pode!

Assim, em quantas horas, acontece de escolher passar aos outros a própria responsabilidade do que cabe a cada um. Nunca fugir do compromisso com a Verdade da sabedoria. 



Na filosofia, após o Positivismo, iniciado por Augusto Comte, a concluir apenas pela racionalidade do pensamento, houve como que retração da fé sob a condenação dos excessos da religião dos poderosos, que dividia tronos com as elites. Daí, mais adiante, Nietzsche preencher as lacunas da moda e centralizar na ação individual o girar dos movimentos, até o desencanto definitivo que ora se vê do Super-Homem, quando um novo ser de humildade ressurge a dizer do tempo futuro qual fruto das ideias e praticados só das criaturas humanas.

No entanto a liberdade em trabalhar esses padrões também pode resultar nas melhores escolhas. Bem perto, o vizinho do lado aguarda luz na consciência que limpe a estrada e exerça o procedimento justo. As psicologias, desde suas origens, indicam tais recursos. Trabalhar as formulações mentais. Utilizar valores naturais de modo inteligente. Menos instintivo; menos egoísta. Saber e praticar as maravilhas da Natureza. Passo seguinte, querer esse potencial infinito de força transformadora dentro de si.

Usar o pensamento com toda disposição, e desenvolver a concentração mental, eis a tônica da Fé.

2 comentários:

  1. DEUS É ÚNICO! Eu acredito que o meu, o seu, o Deus dos hindus trazem a mesma paz e conforto pata todos.

    ResponderExcluir