sexta-feira, 11 de agosto de 2017

O fogo da Consciência

Quando Prometeu roubou o fogo para trazê-lo aos homens, assim abriria neles o poder de conduzir a luz da Consciência, portal dos valores eternos. Daria à Humanidade a dádiva de revelar no íntimo o mistério restrito só aos deuses. Jamais se sentiriam afastados da estrada que permite à libertação definitiva. Tudo, enfim, até então reservado aos Céus, que agora estaria também ao dispor dessas criaturas antes animais sem razão. Prêmio, porém, além dos limites permitidos, isso custaria, a quem o ofertou, preço de enorme suplício.

Julgado pelos deuses, Prometeu seria, por isso, acorrentado ao Monte Cáucaso, tendo a devorá-lo o fígado, que sempre se recompõe, um abutre esfomeado. Esta a rotina em que vive o deus, dia após dia, até a consumação dos séculos, no cumprimento da sentença de infringir a Lei.

Enquanto que, entre os seres humanos, existe o poder de abrir a Consciência, este fogo, e transpor o Infinito, graças ao gesto de Prometeu, é essa a penalidade que terá que dividir com o herói, nas encostas do Cáucaso das existências. E padece com o doador a tarefa extrema, vítima do abutre do tempo que lhe devora, e se refaz pelas reencarnações. Isto durante o período em que durar conhecer a Luz que transporta e libertar de vez o deus da amargura ingrata.

No decorrer das existências, os humanos padecem a angústia de saber que possuem o condão da Salvação, contudo ainda vive prisioneiro das dores da inferioridade, ligados aos apegos da carne, e arrastar consigo o pecado de Prometeu.


Mito dos mais brilhantes do passado clássico, norteia as interpretações dos porquês da ansiedade, do desespero, nas vidas sucessivas. Houve de haver, pois, quem aceitasse infringir os ditames imortais, na missão de oferecer o fogo sagrado aos cativos e libertá-los da condição humana. 

(Ilustração: Prometeu, de Rubens).

Um comentário:

  1. O fogo da consciência é o que mais profundamente queima. Não tem remédio que amenize uma consciência pesada. Mas em ccontrapartida existem os motivos que levam as pessoas tomarem certas atitudes, ou viver determinado estilo de vida. " cada um compõe a sua história... e o dom de ser feliz, o que nem sempre significa o mais certo, mais correto do ponto de vista dos princípios ditos como os mais perfeitos. Nem por isso menos importante porque por trás de cada pessoa existe uma história que só o próprio autor pode traduzir. Daí não se poder julgar o quê é como cada pessoa vive.

    ResponderExcluir