quinta-feira, 10 de agosto de 2017

As conversas esquisitas

O que seriam essas conversas esquisitas?! Elas existem e assustam. Elas, as em que mexem no sistemão das futilidades, que dizem da sinceridade, da verdade, do amor, dos sinais do que acontece no íntimo das criaturas. Que não repetem o ramerrão velho das facilidades imorais dos toscos. Ferem de morte os interesses vadios das cabeças agressivas, interesseiras. São as conversas esquisitas de que falam os salteadores da moralidade pública. As que procuram alternativas reais a esse mundo troncho. Que azucrinam os pretensos donos do poder, do poder que já tem Dono, desde antes até das palavras existirem e se fazerem carne e habitarem este Chão. Lá nas origens, quando esses ditadores terminais dormiam de toca. 

Bom, histórias esquisitas que querem acordar os sonâmbulos nos becos escuros. As epopeias dos que lutam a fim de transformar a ilusão em concretude. Nessas horas, eles, os caretas, sobem nos cascos e querem mandar onde nem lhes cabe. Donatários alienados que invadiram os salões da felicidade, porém com horário certo de descerem ao fundo. Respiram os derradeiros haustos do gás carbono que lançaram na atmosfera dos vivos. 

Ah! Conversas esquisitas, que longe delas a esperança sucumbiria de vez. No entanto elas enchem as almas reunidas em volta das fogueiras. Os contos de sonhos. As visões do Paraíso. As viagens impossíveis ao mundo da plenitude. Lindas narrativas de quem alimentou a transformação que ora advém sorrateira, contudo verdadeira e sã. A literatura da beleza que salvara os orixás da renovação.

Enquanto os mercenários vacilam e padecem da inanição, autores das histórias esquisitas tocam adiante o ofício luminoso de narrar memórias que merecem se ouvir. Missionários do ofício de contar, alimentam novas gerações de humanos que irão salvar a História e viver tudo de bom quanto há neste Universo de meu Deus.

(Ilustração: Valdimir Kush).

Um comentário:

  1. Mas o que será conversas esquisitas? Todas as histórias e conversas são de alguma forma bem-vindas, umas belo bem que nos fazem , outras pela ausência deste. Mas o que sai do âmago da pessoa não é esquisito, poderá até não agradar, mas é forma que a pessoa e dizer o que sente e pensa. Parabéns meu amigo pelos seus textos, ricos de ensinamentos.

    ResponderExcluir