quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Instinto de posse

Os seres-objeto que circulam pelas avenidas reconhecem de pronto o que seja tal instinto de posse. Nada mais que desejo exacerbado de possuir, dominar, escravizar quem apareça pela frente, seja freguês, cliente, seduzido. Domar as outras pessoas quais ensinam animais brabos. Amaciar as máquinas. Cercar as invasões. Será mesmo que tem que ser assim a versão corrente de amor que vendem televisões e canibalismo? Às vezes paro e fico espiando o desejo de carne dos bichos humanos. Querem porque querer ter animal de estimação de junto; exibir fetichistas as recentes aquisições de possuir pelo possuir, a troco de grana e outros aliciamentos. A prática nefanda mexe nos escombros da patologia de churrasco de gente, no que inventaram chamar de amor, romance, paixão, taras e furor. Andam sorrateiros pelas matas da civilização feitos lobisomens esfomeados. E quais pistoleiros desalmados, vão riscando no cabo dos revólveres a ânsia maníaca de conquistar almas alheias.

O drama dessas histórias resvala nas covas do dantesco. Arrancam de dentro dos lares as vítimas e as executam em praça pública. Quanta ausência de conhecimento das leis que regem o todo universal... Quanta preguiça moral de conquistar, pela razão do sentimento, o amor das criaturas. Esses monstros que desconhecem alguma verdade, enlameiam as estradas do próprio fel. Ignorância, palavra que resume a falta de consciência das feras. Plantam hoje dores no amanhã. Vendem as ganâncias da perversão e recebem, logo na saída do pavilhão dos andrajosos, o troco desse plantio de bárbaros.

Ninguém, que se preze, espere da Natureza mãe o aval dos erros brutais além da Justiça absoluta e infalível que determinará as sentenças dos equivocados. Conhecer só auxiliaria essas horas de alimentar a satisfação de quem aceita o carinho de modo puro dos bons sentimentos.  

2 comentários:

  1. O instituto de posse sempre existiram! Não no sentido material do ter do possuir, mas no sentido de ser lembrado, de sentir parte do todo. É assim que percebo o sentido de posse. Posse, ninguém pode ser e nem ter, cada pessoa é um mundo, é um universo, complexo, cheios de incertezas, de dúvidas... é humano...e como tal passível de fraquezas e desejos incentivos...

    ResponderExcluir