segunda-feira, 22 de março de 2021

O poder criador


Pela força da iniciativa, os humanos transformam o ato de viver numa ação renovadora, pela força do querer. Perto de si, no entanto vezes distante, essa capacidade inerente e tantas oportunidades largadas ao relento. Antes de tudo que sejam eles a fonte desse poder infinito de criar, desde as concepções da existência pessoal, motivos de viver, ou desistir, que precisam conhecer mais e mais das próprias possibilidades através dos aspectos positivos dentro de si. A mesma força que destrói ela constrói, qual dizem na Bahia, toda maré que enche, vaza. O valor inestimável da fé, potencial imerso de realização que usufruem todo instante, necessidade da visão aprimorada e do sentimento , que venha e domine as ondas de pensamento, campo vasto da evolução espiritual. 

Há nisso o dispositivo da concentração mental, instrumento que conduz o equilíbrio aos devidos lugares. Espécie de sensor dos mistérios da Natureza, a intuição capta ondas e as encaminha por meios invisíveis, porém presentes sem cessar no transcorrer das horas. Somos o que pensamos, pois. Criamos disso, do que produzem os pensamentos e os sentimentos. 

A que considerar, contudo, a relevância desse grau de compreensão individualmente. Assim é se lhe parece, no falar do povo. Durante as práticas de viver, diferentes formas de reagir ao desconhecido determinam os frutos da caminhada. Isso resume os estudos das abstrações durante as civilizações, gravado nos livros, nos monumentos, nas religiões, nas filosofias, etc. Um a um, transmitem às gerações até onde chegam os mestres, escritores, profetas, evidenciando a qualidade do pensamento e seu controle, sua condução, sua prática no cotidiano. 

Eis um poder infinito que se tem, de plasmar o que aperfeiçoa o âmbito da alma e exterioriza seus praticados. Poder de criar, a necessidade primeira, da qual procedem as demais. Disso o valor das histórias, das experiências... Ninguém possui exclusividade quanto a determinados conhecimentos. Mora em nós a revelação infinita de tudo quanto possamos conquistar durante as vidas e trazer ao nível da humana criatividade. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário