sábado, 13 de março de 2021

Limites da resistência humana


Há momentos por demais extremos, quando escurece o tempo e se procuram as mínimas alternativas, no entanto ausentes. Situações, a bem dizer, de absoluta solidão interior. Desafios à sanidade. Extremos limites da possibilidade desses seres que somos. Olhares em volta e total condição da pequenez de tudo quanto os cerca. Nessa hora, chegam respostas do que fizemos até então. O que reunimos de conforto dentro da alma. A fronteira da resistência. Nenhum apego mais daquilo que tanto alimentou vaidades, pretensões, orgulhos, arrogâncias, superioridades, vontades de poder...

Só de preservar sonhos ninguém vive. Acreditar no impossível e deixar correr o barco, atitudes sem bases reais, serve de convicções intelectuais de fugir ao sagrado das religiões; nenhuma consciência, porém, suficiente de sustentar teses materialistas e sofrer com dignidade, somente. Restam laivos de viver a coragem, o destemor no desespero, temeridades, a força de reconhecer a existência qual valor substancial de tudo, sobremodo nesses animais que pensam, tais somos nós.

As situações-limite dessas vivências com que nos deparamos sustentam a força da evolução; a alguns, a fé, os credos, as raças; da firmeza nas crises. Ainda que de fugir houvesse meios, nem disso haver certezas, porquanto o território da presença neste chão dispõe das barreiras do instransponível. 

Nessas ocasiões, a inevitabilidade da sobrevivência fala mais alto e pede coerência, paciência, meios de negociar com a sorte dos destinos. Contar outros valores trazidos lá de longe. Talvez da inocência da infância, do amor dos pais, de irmãos, amigos. Do amor, afinal, que revive histórias felizes e sustenta teses de salvação. Palavras de conforto daqueles que narram episódios de vitórias e curas fora de qualquer cogitação, mas acontecem. 

Aceitar o inevitável, eis o que ensinam os mestres, os filósofos, as vidas e vidas que gravaram seus nomes na História. Sejam que testemunhos de esperança, haver-se-á de servir aos que padecem os dramas daquelas ocasiões extremas e clamam dalgum universo a luz da conformação, e aceitam em paz o que tenham de padecer, mesmo face aos dias ingratos deste mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário