domingo, 14 de março de 2021

Ler no tempo


São sinais... Quando perguntam a Jesus o que virá no futuro, ele diz que o futuro a Deus pertence. Mas cita os sinais... Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima. / E disse-lhes uma parábola: Olhai para a figueira, e para todas as árvores; / Quando já têm rebentado, vós sabeis por vós mesmos, vendo-as, que perto está já o verão./ Assim também vós, quando virdes acontecer estas coisas, sabei que o reino de Deus está perto. Lucas 21:28-31

Nisto, Silvino me pergunta, na manhã chuvosa deste domingo, as profecias preveem ou determinam?

...

Seremos, pois, tais figueiras, que, incontinente, produzirão seus frutos. Há dois frutos, os coletivos e os individuais, ao que os místicos orientais classificam de carma, ou aquilo que for plantado terá de ser colhido por quem houver plantado, diante das leis inderrogáveis da Natureza. Porquanto, significamos peças dessa engrenagem sempre em movimento; as sementeiras da existência aqui no Chão. 

Perante visão dos seres eternos, autores, portanto, das profecias, que veem tudo, o tempo e a história, o futuro já está determinado pelos atos dos seus protagonistas; e desde então sabem o que a Humanidade elabora, nos procedimentos, aquilo que resultará nos frutos logo à frente. Imaginemos um filme gravado nessas máquinas atuais; dele se pode ver quaisquer das partes a qualquer momento. Assim, o Poder visualiza e alerta dos tempos vindouros, de qualquer das fases, por ser conhecedor universal de Tudo e nos amar incondicionalmente. Quer que acertemos, mas permite que adotemos o que nos convier.

Isso, independente de serem uma previsão, as profecias demonstram o que ora fazem do futuro as criaturas perante os desígnios que lhes foram entregues na História, a gerar os frutos, ou carmas. Qual, certa vez, ouvi de suas palavras, temos liberdade a fim de acertar; se errar, nos sujeitamos à escravidão, tanto do ponto de vista coletivo, pela participação na sociedade humana, quanto em nossos praticados particulares. 

As profecias apenas revelam isso, o que virá nas dobras dos tempos, síntese do que fazemos da liberdade, no pensar, falar e agir: Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem. Lucas 21:36


Nenhum comentário:

Postar um comentário