terça-feira, 9 de março de 2021

Olival Honor


Sempre é bom lembrar os amigos, máxime quando eles também gostam do que a gente gosta. Livros, gostar de livros; um deles, Olival Honor de Brito, poeta e cronista de Crato, pessoa votada às letras e de largos serviços prestados à cultura caririense. 

Desde bem antes, conheci Olival, nas démarches de 1964, ele funcionário da agência de Crato, do Banco do Brasil, e que seria transferido a outras terras por conta das reações verificadas na ocasião, em face das suas posições políticas. Trabalharia longo período em João Pessoa, onde plantou largas amizades, lá mais adiante (década de 80) regressando, já aposentado, ao Cariri, pátria que tanto ama.

De volta ao Crato, só então tive a oportunidade de nos aproximar, agora através dos nossos interesses literários. No Instituto Cultural do Cariri, do qual participo de 1983, realizamos o rescaldo da biblioteca, ao tempo vitimada por rigoroso período de chuvas que atingiu o prédio que ocupávamos, à Praça 3 de Maio (São Vicente), destruindo larga quantidade das obras raras e dos documentos que tão bem preservamos. Olival tomaria a capricho salvar o que restara do acervo. Por sua iniciativa, alugaria duas das salas do edifício em frente ao Colégio Pequeno Príncipe e transferiria todo o material restante a novas e provisórias instalações. 

Nessa fase, aprovaríamos junto ao governo do Estado, no mandato do governador Lúcio Alcântara, o projeto de construir uma sede própria da instituição, local atual do ICC, na Praça Filemon Teles, em terreno doado pelo prefeito Ariovaldo Carvalho. Encabeçaria a construção o presidente Manoel Patrício de Aquino, que realizou trabalho primoroso, razão de hoje termos nossa sede num lugar privilegiado, em frente ao Parque de Exposições do Crato.

Enquanto isto, Olival seguiria sua produção de poeta e cronista, também a editar seus próprios livros, ora em torno de uma dezena, com textos valiosos que retratam com fidelidade momentos de nossa história regional e apresenta seus pontos de vista, inclusive na visão sócio-política que professa a favor da justiça social e dos novos tempos que construiremos com trabalho e dedicação no decorrer da História. 

Ele é advogado militante e toca firme a sua caminhada beletrista, sendo ex-Presidente, ex-membro do Conselho Superior e atual ocupante da cadeira nº 7 (patrono: Antônio Barbosa de Freitas), da Seção de Letras do ICC – Instituto Cultural do Cariri, e um dos destaques da rica literatura cearense.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário