sexta-feira, 10 de novembro de 2017

O pequeno rouxinol

Princípios da década de 60, havia em Crato, no auditório da recentemente inaugurada Rádio Educadora, famosos e animados programas de auditório, com frequência assegurada de boa parte da população. Dentre os apresentadores lembro-me de Gilberto Pinheiro e Heron Aquino. Das atrações principais, dotadas de nomes eternos do cancioneiro caririense, constava um garoto, José Roberto Brito, que fez enorme sucesso cantando sobretudo as músicas de Joselito, a voz que emocionava plateias pelo mundo, naquela hora. Cantor e ator de renome, com mais de uma dezena de filmes, destacara-se qual das vozes infantis melhor consideradas do século XX.  


José Jiménez Fernández, nascido na Espanha, em Beas de Segura, Jaén, em 11 de Fevereiro de 1943, teve o seu apogeu quando criança. No correr da carreira, no entanto, após fama internacional de alguns anos, já no início da idade adulta, ver-se-ia envolvido em processos judiciais momentosos, sob a acusação de participar da guerra civil em Angola, na África. Constaram contra ele envolvimentos como mercenário e traficante de armas e drogas. Alegaria inocência, visto justificar sucessivas viagens ao continente africano a título de caçador e colecionador, sendo, outrossim, condenado a cinco anos de prisão, dos quais cumpriria apenas dois, face a bom comportamento.

Ao ser libertado, regressaria aos palcos cantando baladas românticas, longe, porém, do destaque obtido na primeira fase da carreira artística. Seguiria profissionalmente a desempenhar funções de empresário de outros cantores. Hoje há registros de sua história através da rede internacional de computadores, inclusive de cenas de seus filmes e páginas de suas interpretações memoráveis. 

À época que citei, primeiros dos anos 60, Joselito marcaria de modo particular a história de Crato face ao desempenho de Zé Roberto nesses programas de auditório da Rádio Educadora, também com voz de rara beleza, em noites inesquecíveis à nossa geração.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário