quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Imitação de Cristo

Que te aproveita discutires sabiamente sobre a SS. Trindade, se não és humilde, desagradando, assim, a essa mesma Trindade? Na verdade, não são palavras elevadas que fazem o homem justo; mas é a vida virtuosa que o torna agradável a Deus. Prefiro sentir a contrição dentro de minha alma, a saber defini-la. Se soubesses de cor toda a Bíblia e as sentenças de todos os filósofos, de que te serviria tudo isso sem a caridade e a graça de Deus? Vaidade das vaidades, e tudo é vaidade (Ecle 1,2), senão amar a Deus e só a ele servir. A suprema sabedoria é esta: pelo desprezo do mundo tender ao reino dos céus.                                                                                                                                                               Tomás de Kempis

A hora atual permite que ajamos assim, abrir comentário com longa citação de obra clássica religiosa que já detém cinco séculos de existência, e que nutriu por demais intensas meditações no claustro, durante todo esse tempo. Quanta verdade conclusiva em parágrafo único de tratado de reflexão quanto à vida espiritual...

Monge agostiniano que viveu no mosteiro de Santa Ana, Tomás de Kempis nasceu no povoado de Kempen, proximidades de Colônia, na Alemanha, em1380. Viveu 91 anos, desempenhando as funções de mestre de noviços onde passou. Dessa vivência, elaborou este livro célebre, que instrui multidões na seara do amor e da piedade. 

O autor mergulha aos abismos da alma e colhe preciosas lições do conhecimento sagrado, possibilitando perenizar o Evangelho através da conscientização divina e da convivência dos seres.

Dada a profundidade com que interpreta os ensinos cristãos, reúne à prática do que ensina Jesus o cotidiano das criaturas humanas por meio do exercício das verdades eternas trazidas nas sábias considerações que eterniza em estilo simples e puro.

Nunca estejas de todo desocupado, mas lê ou escreve ou reza ou medita ou faze alguma coisa de proveito comum, considera o escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário