quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Eurípedes Barsanulfo

Já conhecíamos algo a respeito dele, Eurípedes Barsanulfo, quando em 1983 estivemos no Triângulo Mineiro. Fomos até Sacramento, cidade onde nasceu e viveu esse importante vulto da Doutrina Espírita no Brasil. Visitamos a chácara em que morara, a pouca distância do núcleo urbano, e lá conhecemos Heigorina Cunha, sua sobrinha, autora de livros espíritas, dentre estes Cidades no Além. Pudemos conhecer o espaço onde viveu Eurípedes, em uma dependência lateral à residência, cujos móveis e livros permanecem tal qual no seu tempo.

Na cidade, visitamos o educandário que fundou, o Colégio Allan Kardec, o primeiro educandário espírita do Brasil, ora desativado, porém conservado nos moldes originais, aberto a visitação. Fundado a 31 de janeiro de 1907, tinha orientação espírita, ali os alunos recebiam aulas de Evangelho, Moral Cristã, Astronomia, dentre outras disciplinas. 

Foi Diretor do Sanatório Espírita de Uberaba, também  exercendo a direção do colégio, onde ministrava aulas de Matemática, Geometria, Aritmética, Trigonometria, Ciências Naturais, Botânica, Zoologia, Geologia, Paleontologia, Português, Francês, Astronomia, Inglês e Espanhol.

Nascido a 01 de maio de1880, morreria a 01 de novembro de 1918. Educador, político, jornalista e médium, é um dos expoentes do Espiritismo no Brasil. Autodidata, adquiriu conhecimentos de Medicina e Direito, além de Astronomia, Filosofia, Matemática, Ciências Físicas e Naturais, e Literatura, mesmo sem ter cursado o ensino superior.

O primeiro contato que manteve com a Doutrina dos Espíritos dar-se-ia em 1903, através de um tio, Sinhô Mariano, de quem recebeu as noções iniciais.

Ocorreu-lhe, então, uma transformação e, em 1905, fundaria o Grupo Espírita Esperança e Caridade, em que realizava reuniões mediúnicas e doutrinárias, e prestava auxílio aos mais necessitados. Médium inspirado, vidente, audiente, receitista, psicofônico, psicógrafo, de desdobramento e de bicorporeidade, prescrevia sob a inspiração do espírito de Bezerra de Menezes.

Morreu aos 38 anos, vítima da gripe espanhola, afecção que vitimou milhares de brasileiros. Mesmo acometido da moléstia, Eurípedes não parou de atender aos que necessitavam.

Recebeu o epíteto de Apóstolo do Triângulo Mineiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário