sexta-feira, 6 de julho de 2012

Show Vigorelli


Fins da década de 50, princípios da década de 60, viajavam pelo Brasil artistas em caravana itinerante, cantores, humoristas, compositores, a divulgar a música sob o patrocínio dessa marca de máquinas de costura, a Vigorelli. Recordo uma dessas apresentações que se deu na praça pública, utilizando palanques improvisados, com iluminação, alto-falantes e decoração, isto na Rua Senador Pompeu, em Crato, calçada defronte ao prédio de esquina onde ora funciona a Farmácia Siqueira Campos, junto à praça do mesmo nome.

Dos nomes conhecidos que vieram guardo os de Ângela Maria e Roberto Luna, ambos no auge da fama, além de outros consagrados valores do cancioneiro popular brasileiro.

Isolavam a rua para o trânsito dos automóveis, lembrando que quase inexistiam carros na cidade, só uns poucos e raros, a circular com larga demora, de comum carros de praça.

O público acorria em boa quantidade, conhecendo de perto os seus ídolos propalados no disco de cera ou pelas ondas do rádio. Momentos memoráveis de satisfação envolviam essas pequenas multidões, acostumadas com os programas de auditório na Rádio Araripe, a primeira do interior cearense, em funcionamento desde 1951.

A propósito desses shows, encontrei na internet algumas referências de promoções semelhantes acontecidas em Sobral (no Blog do Laprovitera, que reproduz, inclusive, o panfleto anunciando uma dessas caravanas). Dentre os artistas ali constantes acham-se Ângela Maria, Dilú Mello, Dupla Ouro e Prata, Roberto Luna e alguns mais (astros e estrelas da Rádio Nacional do Rio – do Rádio e da Televisão de São Paulo, conforme o texto).

Renato Casimiro, no blog a Coluna do Renato, também pela internet, numa das  postagens (Luiz Gonzaga do Nascimento), cita o Show Vigorelli ao contar de quando conheceu o Rei do Baião, através dessas caravanas, que, em Juazeiro do Norte, fora apresentada pelo radialista Coelho Alves, da Rádio Iracema.
Noutra ocasião, pelos idos de 1968, avistei no blog Propaganda Antiga, a reprodução do anúncio de turnê que incluía nomes quais Chico Buarque, Elis Regina, MPB4, Hebe Camargo, Jair Rodrigues, Eduardo Araújo, Sílvio César, Os Vips, sendo que essa turnê não chegaria ao Cariri.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário