domingo, 8 de julho de 2012

Alma de um educador e poeta


Há dias, estivemos reunidos junto à Reitora da Universidade Regional do Cariri com o Prof. José Newton Alves de Sousa e sua esposa, D. Maria Ruth, numa visita que realizavam àquela Instituição de Ensino Superior, ocasião quando o Prof. José Newton lançara o livro Uma vida em poemas, alusão aos seus 90 anos de idade.

Entre os presentes, Huberto Cabral, Jurandy Temóteo, Manoel Patrício de Aquino, este escrevinhador, membros do Instituto Cultural do Cariri; além da reitora Otonite Cortez, do vice-reitor Patrício Melo, dos professores Carlos Kleber, João Luiz Mota, Antônia Ladislau, pró-reitores, e Francisco Silvino, este efetivo do Curso de Direito.
 
Dentre os motivos da solenidade na manhã de 02 de julho, viera à baila o instante especial de retornar aos pagos universitários da Urca um dos seus principais mentores e primeiro vice-reitor, Prof. José Newton, legenda no ensino superior da Região. A fala da Reitora assim deixaria claros os feitos do educador emérito, ora vivendo na Bahia, onde também exerceu cargos relevantes ao progresso do ensino de Salvador.

Intelectual de quatro costados, participou na criação do Instituto de Educação Superior do Cariri, órgão em seguida estruturador da Universidade Regional do Cariri, sendo ocupante de cadeira do Instituto Cultural do Cariri. Na década de 60, fundaram em Crato, ela e D. Ruth, o Colégio São João Bosco, lembrança viva da juventude formada sob critérios essenciais ao saber.

Ele pertence a família ilustre da localidade cratense, enquanto outra das características da personalidade por demais consagrada desse mestre se evidencia a literatura, qual responsável na produção de poemas, prefácios e artigos publicados no decorrer das fases da existência, o que compõe a obra que veio divulgar, Uma vida em poemas.   

Seus filhos reuniram em livro criações do autor e com isso lhe renderam tributo de carinho com os versos inspirados que elaborou, itinerário apreciável apresentados pelo poeta caririense Francisco Assis de Sousa Lima, ora dado a público na hora presente.

Antes, eu acompanhara realizações do Prof. José Newton Alves de Sousa, a lembrá-lo à frente da antiga Faculdade de Filosofia do Crato, em cuja biblioteca viria ler livros marcantes para minha formação, quando frequentara as instalações, na companhia de meu tio e amigo Antônio Nirson Monteiro, ainda nesses idos da década de 60.

A importância do Prof. José Newton para a educação do Ceará, nos esforços empreendidos na zona sul do Estado, significa, pois, dos maiores feitos relativos ao avanço da Civilização em nossos meios interioranos.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário