Dr. Napoleão, aos moldes do autor francês, por meio de crônicas e estórias desenvolvidas com habilidade, narra detalhes da época quando testemunha fiel, com técnica prudente e amadurecida.
Hoje nome destacado de nossas letras, desde as origens, no município de Barbalha, vindo de família tradicional dos engenhos, visualiza a riqueza da história ligada ao Ciclo da Cana de Açúcar, entremeada nas movimentações circunstanciais dos pés de serra onde passara a meninice.
Olhos clínicos, enxerga a poética da zona rural qual poucos artistas, o que esmera sob refinada qualidade e privilégio, em favor das gerações atuais e vindouras, sob leveza fluência digna dos registros que elabora. No empenho, pois, de substanciar esses aspectos essenciais do tempo nas letras, sustenta vivências num clima de carinho e estilo elegante, comunicativo e linheiro.
Além de publicar nos livros, revistas e jornais, também colabora amiudadamente no Jornal do Cariri, noticiário matinal da Rádio Educadora, em Crato, da responsabilidade do radialista Antônio Vicelmo, dono de larga audiência. Sempre traz a público novidades bem propositais, páginas eternizadas com inspiração.
Nessa religiosidade fruto da literatura pessoal dos interiores, vence o aprendizado das pessoas e a escrita oferece função de conservar os elementos principais das épocas, continuando aquilo que os séculos de comum triturariam. Porém o esforço sobre-humano dos autores detém a voracidade do desaparecimento na forma das obras da cultura humana.
O exercício do papel importante na interpretação e no acondicionamento desse material valioso da memória cabe aqui aos escritores, entre os quais, dizemos por dever de reconhecimento, que impera no Cariri o Dr. Napoleão Tavares Neves.
Por gentileza, você teria algum e-mail de contato do Sr. Napoleão Tavares Neves?
ResponderExcluir