segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

A balança de São Miguel


Dos mitos por demais considerados, São Miguel Arcanjo vê-se representado empunhando uma espada e uma balança para vencer Satanás, o que possui um significado tradicional em algumas culturas deste mundo.

A Balança de São Miguel Arcanjo simboliza a justiça divina, o julgamento imparcial e o discernimento de Deus, representando São Miguel pesando as almas no Dia do Juízo Final para decidir seu destino, e é um símbolo de sua luta contra o mal e proteção dos fiéis. É frequentemente visto em imagens e estátuas do Arcanjo, junto com sua espada, e representa a equidade e a retidão da justiça divina, sendo um amuleto de fé e proteção contra as forças do mal, além de patrono de juízes e daqueles que buscam a justiça.  Google

Tais tantos outros significados da balança, traz em si o princípio de avaliação das ações humanas diante da Eternidade, quando serão avaliadas, à luz de uma verdade plena, suas almas e suas ações quando aqui neste Chão. Símbolo do quanto imparcial ver-se-ão face a face com a infalibilidade da justiça maior, em que inexiste falhas no combate ao mal e na guarnição da certeza absoluta de tudo quanto há. Nisto, São Miguel representa o equilíbrio e a retidão em defesa d a concretude da Verdade perante o dizer da Justiça soberana.

A balança de São Miguel é um dos símbolos iconográficos mais fortes do Arcanjo, representando sua missão como o executor da justiça divina. 

(...)

Na arte, ele é frequentemente retratado segurando a balança em uma mão e a espada na outra (símbolo do combate espiritual), muitas vezes pisando sobre o dragão ou o demônio derrotado.  Idem

As tradições sustêm, pois, figurações semelhantes, a espelhar os arquétipos do Inconsciente, imagens que constam o sentido de recontar valores e pressupostos daquilo necessário ao eu consciente nas suas interpretações dos segredos da personalidade.

Daí, meios da compreensão reúnem, vez em quando, símbolos, figurações, imagens do que corresponde aos conceitos correntes. E a balança traz consigo o cerne da retidão de Deus e suas medições dos atos individuais através da Verdade e da Misericórdia. 

(Ilustração: TerraCota Arte Sacra).

Nenhum comentário:

Postar um comentário