quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Os segredos do caminho

Em vista de serem indivíduos, todos têm um lugar seu. A proclamada solidão envolve tudo. Os lugares são dela preenchidos. Ainda que em grupo, o indivíduo anda só, vive só, ao crivo das próprias impressões de viagem. Trabalha, por vezes, no sentido de transformar o intransformável. Quer a todo custo alimentar o sonho de expandir o espaço aos outros espaços, ânsia incontida do desejo. 


Mas o caminho, mesmo solitário, engloba todos os caminhos. A presença do ser dispõe desse poder, de expandir ao infinito a individualidade através do sentimento de pertencer ao grande todo. 

E nisso o que era solidão passa a envolver o Universo inteiro em si. Esta a potencialidade do ser, energia inteligente, dotada de consciência, fator agregador de todos os sistemas em única individualidade. Eis a razão de tudo, o motivo da existência de tantas consciências, plural em missão de singular. 

Desse jeito, a dor da solidão ganha sublimidade dentro da alma das criaturas e as cores regressam à origem. A claridade do amor soma os movimentos em movimento de luz e refaz a Criação na razão indivisível da Paz. Será de tal forma que estabelecerá a ordem no caos e a luz nas trevas. Desde a isolada compreensão individual nascerá o poder de aclamar a intensidade da solidão através na tranquilidade dos corações que a tudo regem.

Importa, sim, quando outros, até nos lugares mais distantes, tal agora no Oriente Médio os habitantes da Síria, que sofrem e tocam a nós mesmos de dores atrozes desse parto de sofrimento. O parto dos novos dias significa a massa enorme de experiências que machucam esse mundo por vezes hostil há de libertar o espírito santo da pureza humana e apresentar dias de harmonia e felicidade, ainda que a violência exija atitude atual e prudência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário