terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Prefácio do livro de Lucélia Brito

Este livro com que Raimunda Lucélia Roque de Brito brinda sua geração a nos oferecer boas reflexões quanto valores da família na vitória maior sobre os obstáculos naturais da existência.

Nos menores detalhes, ela, filha, irmã, mãe, esposa e mulher, se debruça, com estilo fluente, na história de sua vida; estrutura nas palavras os momentos inesquecíveis das provações que enfrentou; narra com maestria os sentimentos que envolveram dias e dias de amargor; descreve as estratégias que ela e os irmãos praticaram, na sabedoria original dos que tiveram determinação e buscaram firmes o sonho da felicidade.

Trabalho rico em superação e confiança nos valores essenciais da fraternidade, do respeito e persistência férrea no caminho, algo digno da melhor literatura do sucesso. Exercício de recordações de quem obteve êxito no projeto a que se propôs.

Houve época quando imaginava que só autores clássicos representavam o pensamento humano através das letras. A prática de leitor assíduo, contudo, vem indicando o poder de todos que elaboram histórias e guardam a fidelidade no dizer as trilhas do tempo, testemunhas autênticas de vivências inigualáveis, pródigas em conteúdos e naturalidade.

O presente livro significa bem mais do que o itinerário particular de certa pessoa, porquanto representa, sobretudo, a coragem de continuar quando as dificuldades pareciam destruir quaisquer possibilidades no seguir adiante. Emocionantes quadros de rara beleza, fé e sensibilidade, obra que amplia níveis de compreensões perante incertezas vistas nos dias cinzentos. Incentivo a tocar em frente, mesmo nas fases críticas, sem maiores meios de acreditar, no entanto de olhos fixos nos prenúncios da vitória só reservada aos que merecem do esforço a resignação da espera e o usufruto do triunfo.

Que valioso encontrar texto tão especial de coração aberto de quem experimentou intempéries aparentemente intransponíveis e as venceu, além de realizar o desejo de constituir, no travo das lutas, o doce prazer das voltas por cima, tanto na ordem familiar, nos estudos, profissões, saúde, filhos; a autora e seus irmãos, companheiros valentes das realizações desse sonho, ora significa a todos nós exemplo do poder da determinação.

Essa garra de Lucélia Brito toca, por isso, as fibras da alma e alimenta a disposição de sempre construir projetos de esperança, lição apropriada aos que gostam de ler o que é bom e recolher pérolas no mar das experiências vitalizadoras.

José Emerson Monteiro Lacerda

Nenhum comentário:

Postar um comentário