domingo, 20 de dezembro de 2015

Paisagem natalina

Um amigo de Salvador, Rômulo Serrano Filho, pintor de quatro costados, excelente marinista, admirado e reconhecido na Boa Terra, atravessara graves problemas na saúde, só escapando por pouco de regressar mais cedo ao mundo invisível, o que décadas depois faria, deixando vazio de saudade na família e nos amigos. Durante a fase difícil do tratamento, hospitalizado por meses, ele, católico de tradição familiar, assumiria o compromisso, em sendo salvo, a todo 01 de setembro, dia de São Francisco de Assis, de pintar uma tela com a figura do santo. Enquanto vivo, sempre cumpriria a promessa. Quiséssemos achar Serrano esboçando o quadro do Santo de Assis, o visitássemos nesse dia. Passados mais de trinta anos da época quando morei na Bahia, hoje bem que quisera saber aonde foram parar o acervo deixado por Serrano. Sei de algumas notícias dos seus familiares, de Dona Lucíola, a esposa extremada, filha de cearenses, e dos filhos, através do escritor Guarani Araripe, poeta e cronista que, inclusive, lançou livro em Crato, no Instituto Cultural do Cariri, ano passado.

Bom, mas circunscrevi tais lembranças na intenção de reviver o impulso que me vem a todo Natal de marcar esta inesquecível data deixando escritas algumas palavras do quanto o período-calendário sensibiliza a Humanidade, tocando fibras mais íntimas do coração da gente. Acontecimento determinante também na história de outros povos, o nascimento de Jesus em Belém proporciona esperanças no momento da transformação das pessoas em criaturas melhores do ponto de vista espiritual.

A força do Divino Mestre possui, assim, tamanha grandeza eterna que modifica até a paisagem dos meses no ano, abre alento de paz nos costumes sociais, amplia horizontes da sociedade em termos de atitudes e práticas justas, ocasionando oportunidade ímpar de refletir e aspirar fases de amor no seio do Planeta onde habitamos.

Feliz Natal e Ano Novo de prosperidade quero aqui desejar a todos os que leem estas palavras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário