quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Dina

Depois de servir a Labão tempo suficiente para receber em casamento suas duas filhas Lia e Raquel, Jacó decidiu retornar ao país de Canaã, onde deixara seu pai. 

Aproveitou uma ocasião de ausência do sogro, quando este saíra na tosquia dos carneiros, e fugiu em segredo, levando consigo tudo o de que se achou digno, a título de remuneração pelos vinte anos em que ali passara.

Três dias depois, ao saber da retirada intempestiva que custava a perda de filhas e netos, nada satisfeito, Labão reuniu seus irmãos e perseguiu Jacó sete dias, indo alcançá-lo no monte de Galaad. 

Antes, porém, fora avisado em sonho que deixasse Jacó e suas filhas continuarem a jornada, se despedindo deles com forçada amizade, após formalizar pacto no monte Galed, denominação dada por essa razão:

- Este monte, a partir de hoje, é testemunho entre nós dois - com isso, Jacó deu andamento à caravana, tangendo seus rebanhos até chegar à cidade de Salém, no país de Canaã, armando acampamento nas cercanias da povoação.

Logo adquiriu, junto aos filhos do governador Hamor, pela quantia de cem moedas, uma gleba de terra, instalando-se no novo país.

Alguns dias mais, e Dina, uma das suas filhas Jacó, ao sair na busca de fazer amizade com as mocinhas da localidade, viu-se notada por Siquém, filho de Hamor. 

Tomado de arrebatadora paixão, Siquém resolveu se apoderar da jovem, violentando-a de inopino, com isso precipitando os nefastos acontecimentos que daí sucederiam. 

Praticada a injúria, só então Siquém resolveu dirigir-se ao pai dizendo querer a moça para sua esposa.  

Na seqüência do incidente, o pai de Siquém buscou Jacó. Queria contemporizar as greves circunstâncias ocasionadas pelo filho. Sua proposta: que fizessem a aliança das tribos e pudessem entrelaçar as famílias, desde aquele que seria o primeiro dos casamentos entre elas.

Mal satisfeitos, os filhos de Jacó protestaram, no entanto, por conta de Siquém ser incircunciso e nisso não merecer casar com sua irmã. O motivo propiciou a que estabelecessem as bases de acordo onde todo varão daquele povo aceitasse o dever da circuncisão, a partir de Siquém, caído que andava de amores por Dina. 

E procederam segundo o estabelecido. 

No terceiro dia, contudo, deu-se terrível contradição. Simeão e Levi, filhos de Jacó e irmãos de Dina, traindo as bases do combinado, armando-se de espadas, marcharam contra Salém e eliminaram seus cidadãos ainda abatidos pelo ritual da circuncisão neles pouco antes executada.

Nas ações agressivas também eliminaram Hamor e seu filho Siquém, enquanto Dina, que fora residir na casa de Siquém, a trariam de volta. Despojaram corpos, saquearam a cidade e os campos, e apropriaram-se dos rebanhos e dos bens que encontraram pela frente. Nada restou incólume, nem crianças, ou mulheres, transformadas em prisioneiras e despojos de guerra, isto segundo o livro bíblico de Gênesis (34, 26-29), onde há registros do trágico drama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário