segunda-feira, 19 de junho de 2023

O enigma humano


A árvore do conhecimento do Bem e do Mal, isso é o que somos. Um universo inteiro que transportamos dias afora em nossa consciência. Pesquisadores de si à busca de revelar a sua destinação, experimentamos mil pedaços de vida até encontrar aquele que atenda o sonho da perfeição. Enquanto isto, detemo-nos em diversos pousos que a existência oferece. Conhecemos e vivenciamos. Desfrutamos da individualidade sob as determinações de um poder até então desconhecido. Sabe-se que existe a exatidão, no entanto apenas imaginamos o que seja, e sonha-se com a felicidade plena.

O mais fabuloso nesse caminho é sermos responsáveis pelos próprios atos e escolhas, a ponto de responder fielmente aos frutos que gerar. Tangemos a barca do destino face às incertezas do estado atual de nossa compreensão. Sustentamos a vontade perante os mistérios aonde pisamos pela primeira vez. Criamos nossas qualidades na medida em que exercitamos o mecanismo da presença diante do imaginário. Observamos as reações da natureza em que situamos nossa atividade, senhores das consequências de agir.

Espécies de seres maravilhosos neste vasto e inesperado paraíso, constroem o sentido da história da qual são autores e protagonistas incessantes. De modo simples, a todos seu merecimento inevitável. Portanto, buscadores da Verdade Absoluta, perlustram inúmeras verdades só parciais no decorrer do tempo. De braços abertos aos fatores da sobrevivência, padecem da responsabilidade de si e pelo seu desempenho face aos demais. Tudo isto a ser pesado e medido pelo Senhor dos Mundos e Criador de Tudo.

Chegamos, crescemos, experenciamos os sabores do Universo em nossa constituição física, mental e espiritual, e seguimos a tocar nos segredos às nossas mãos. À medida que desenvolvemos a possibilidade do conhecimento, integramos em nossa constituição a Ciência de que fomos elaborados com objetivo exclusivo de evoluir e realizar o enigma em que habitamos em nosso mesmo ser. Eis a razão e finalidade exclusiva de estar aqui.

(Ilustração: Bhagavad Gita A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário