Vida intensa, magnânimo naquilo que exerce na vida pública, se destaca no âmbito profissional das hostes jurídicas do Ceará, além de produzir poemas inspirados e definitivos, de subscrever vasta obra crítica, destaque no afã de testemunhar a escritura nacional e internacional com maestria dos clássicos.
Dimas conta na sua bagagem com os livros de poemas: A Distância de Todas as Coisas, Lavoura Úmida, Estrela de Pedra, Liturgia do Caos, Vozes do Silêncio, Sintaxe do Desejo, O Rumor e a Concha e Guadalupe. E livros de crítica literária ou ensaios: Leitura e Conjuntura, A Metáfora do Sol, Ossos do Ofício, Crítica Imperfeita, Crítica Dispersa, Ensaios e Perfis, A Letra e o Discurso, Crítica e Literatura, A Brisa do Salgado e.
Afonso Banhos: Ensaios de Filosofia
Sua participação em publicações inúmeras, associações, movimentos culturais, missões e conferências pelo mundo; poemas e textos traduzidos em vários idiomas, com divulgação em órgãos de conceito nos tantos países que frequenta com naturalidade; exercício da cátedra nos campos da Literatura, do Direito e da Filosofia; fazem desse autor personalidade exponencial da cultura brasileira, gigante da sapiência de nossa gente durante história de êxito por muitos bem respeitada e aceita.
Nisso, me valho dos ditames da consciência da verdade quando ora dedico estas palavras no intuito de enfatizar a inestimável presença do professor Dimas Macedo, culto defensor da melhor produção dos pensadores desta época, prazer de quem aprecia buscar a calma do dever cumprido qual razão de apaziguar o espírito de meu próprio tempo.
É o seu diferencial como ser humano tão vulnerável, tão frágil, a sinceridade. Quisera eu ter metade das virtudes de que é você portador. Pessoa digna, de conduta ilibada, que tenho a honra de ter você como amigo. Obrigada pela sua amizade.
ResponderExcluir