quinta-feira, 1 de maio de 2014

Novo livro de Jorge Emicles

Dessa vez em uma temática diferente da do primeiro (Intuição do Direito), que fora sua dissertação de mestrado, editado através da BSG, no Cariri, vem agora com livro instigante, questionador da condição humana diante da sua interrogação principal, o desaparecimento deste mundo. Passara dificuldades na saúde, no entanto essas que ocasionariam marcas de profundas reflexões, e o autor, agora, as transforma num romance intimista, próprio de quem interpreta as rupestres inscrições das entranhas humanas.

Conversas com a morte, eis o título do mais recente livro de Jorge Emicles Pinheiro, advogado e professor de Direito, que vive em Crato e ora exerce as funções de Procurador da Universidade Regional do Cariri. Nessa obra quis e obteve êxito em plasmar as impressões deixadas pelo itinerário que cumpriu junto aos estágios da peleja pela vida entre as instituições que lhe cuidaram quando houve de cruzar os desafios da sobrevivência.

Atento aos percalços que lhe foram oferecidos naqueles dias sombrios, recolhe os inúmeros solilóquios investigativos da existência, olhos fixos na possibilidade renovadora dos mistérios da alma.

Dividido entre o caos da saúde pública no Brasil e as esperanças da cura, persistiu na ânsia da atravessar a barreira dos costumes médicos, zelo dos trâmites em consultórios, hospitais, exames, tratamento, indagando critérios a veleidade dos critérios mais angustiantes, por vezes agressivos e selvagens.

Jorge Emicles revela, por isso, nas proporções equivalentes da sua vocação literária, outro marco da escrita universal em terras cearenses. Trabalho de fôlego, exemplar de mais de 300 páginas, produzido na Chiado Editora, de Lisboa, Portugal, com distribuição aos países de língua portuguesa.

Entre ficção e realidade, Conversas com a morte prima por estilo esmerado, leitura indicada a quem aprecia as viagens de longo curso, páginas abertas a esses largos voos, um estudo subjetivo, imperdível e sincero. Com a mesma naturalidade com que Sartre avalia o transe derradeiro (A morte é a continuação da vida, sem mim), Emicles esquadrinha segredos de quem observa o ritmo desses chãos comuns das estações finais do processo vida, matéria por demais empolgante, de que se poderá estender, no entanto noutras ocasiões menos limitadas


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário