quarta-feira, 25 de setembro de 2013

A luxúria

Existem palavras as quais a gente ouve e lê desde menino sem penetrar o significado, espécies de laminado onde o pensamento bate e não penetra, talvez por desinteresse, costume, acomodação, ou até mesmo ausência de necessidade.  Uma delas, Luxúriarepresenta, no meu cardápio de palavras, dessas que escaparam muito tempo de maiores aprofundamentos. Agora recente, no entanto, depois de escutá-la a propósito de acontecimento, quis dela conhecer o preciso conteúdo.

A luxúria (do latim luxuriae) é o desejo passional instintivo por todo prazer sensual e erótico. Também pode ser entendido em seu sentido original: deixar-se dominar pelas paixões. Wikipédia. A enciclopédia livre

Depois, a classificação entre os pecados capitais do Catolicismo, as ramificações entre práticas humanas que tendem a instintos bestiais, os vícios de multidões, ambientes lupanares, tendências a grupos de criminalidade, indicam nela fugas desencontradas aos meandros das fraquezas humanas.

No livro antigo dos Vedas, o Bhagavad Gita, faz sua referência, nas palavras de Krishna quando afirma: É a luxúria, nascida dentre a paixão, que se transforma em ira quando insatisfeita. A luxúria é insaciável, e é um grande demônio. Conheça-a como o inimigo.

Nas mitologias, cada civilização ao seu modo analisa e representa o instinto passional sob figurações e deuses, a Afrodite grega; Lilith, entre os judeus; dentre outros mitos gravados nas páginas da história.

Luxúria, que abandona princípios e valores na busca desenfreada dos prazeres da carne, a matriz da beleza desvirtuada pela satisfação embriagadora de raízes torpes, nos perdidos escombros das devassidões e malícias. Na fúria desvairada da obtenção imediata do sexo, contudo, perdições trituram a paz das consciências, a título de libertar os modos sombrios das origens brutais da animalidade.

Assim, quis conhecer da tradução esse termo e registrar no significado o nome de carga semântica que sujeita tirar a paz espiritual das pessoas, caso estas desavisadas se entreguem aos impulsos.    

Quantas e tantas outras citações existem a respeito do vocábulo no texto bíblico, recomendando providências e ações aos fiéis, em todos os profetas, apóstolos, as falas de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário