domingo, 13 de outubro de 2013

Um oásis no Sertão

Na parte sul do Estado do Ceará, fronteira com Pernambuco, Paraíba e Piauí, Nordeste do Brasil, situa-se região de características geográficas e culturais peculiares, formada sob a influência típica da Chapada do Araripe (maciço que ocupa uma área de 600.000ha, sendo 180 km de comprimento e largura entre 20 e 50 km, numa altitude de até 900m, localizada a 400km de Recife, Pernambuco, e a 450km de Fortaleza, capital do Estado, linha reta), composto de solos, clima e vegetação diferentes do semi-árido, vindo, em conseqüência, de merecer uma classificação particular sob a denominação de Região do Cariri.

Para se ter noção clara do que seja esta parte do Mundo, indicam-se necessários outros aspectos da Chapada do Araripe, de onde se vislumbra belo e espaçoso vale, vertedouro dos seis rios originários de suas encostas (Batateiras, Cariús, Grangeiro, Latão, Miranda e Salamanca), que têm cheias no período chuvoso (de dezembro a maio).  No século XIX, aqui estiverem os pesquisadores europeus Agassiz e Gardner, destacando a fertilidade de suas terras e registrando a riqueza de sua fauna e flora.  As fontes de água pura que jorram em muitas localidades, calculadas em 265, bem caracterizam a riqueza hídrica regional.

São os seguintes municípios cearenses que formam a Região do Cariri: Abaiara, Altaneira, Araripe, Assaré, Aurora, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Porteiras e Santana do Cariri.

Dentre esses, são principais as cidades de Juazeiro do Norte e Crato, a primeira pela importância comercial de ser a sede do culto popular à personalidade do sacerdote católico Cícero Romão Batista (1844-1934), para onde afluem milhares de fiéis dos outros estados nordestinos, em quatro datas comemorativas anuais, e o segundo pelo valor histórico e educacional, dos mais antigos pólos da colonização, iniciada no século XVIII, sob a égide da Coroa Portuguesa, através de expedições provenientes dos estados da Bahia, de Alagoas e Sergipe. Dada sua posição estratégica, Crato teve atuação marcante nas lutas libertárias nacionais.  No mês de julho, o município realizada uma mostra agropecuária de animais e produtos derivados que chega a reunir centenas de milhares de visitantes.   No município de Santana do Cariri, está situado um dos mais ricos sítios fossilíferos do Planeta, donde são retiradas pedras de peixe relativas à Formação Santana, vinculada à Bacia Sedimentar do Araripe.

A força da Natureza e o desenvolvimento cultural credenciam o Cariri para o Turismo, propiciando clima agradável durante todo ano, tendo folclore variado, com ritmos, danças e folguedos próprios, além de rico artesanato em couro, barro, madeira e linhas. Sua herança histórica vem sendo registrada em publicações regionais, e sua beleza cantada em prosa e verso, nas letras de música e lendas características, evidenciando, desta forma, identidade cultural e espaço artístico digno de estudos.

Calculados em números próximos, a região deve abrigar em torno de 1.300.000 habitantes, concentrados, sobretudo, no triângulo formado pelas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, epicentro sócio-econômico desse rico oásis do Sertão brasileiro.

(Foto: Jackson Bola Bantim).

Nenhum comentário:

Postar um comentário