domingo, 6 de outubro de 2013

Apetite

Ele, seu Francisco, era negociante próspero da cidade de Crato, pai de prole numerosa, homem de origem rude, porém a se destacar pela facilidade no comércio de material de construção, dominando com êxito a concorrência graças ao preço de venda de seus produtos, adquiridos direto de fornecedores pernambucanos e até paulistas, mesmo tendo para isso que fazer longas e exaustivas viagens.

Outro aspecto merecia destaque nessa personalidade: ser garfo imprudente como poucos; ganhara fama nas cercanias pela disposição no comer, a ponto de se muito difícil de achar alguém que pelo menos pudesse igualar tal propensão digestiva.

A época dos anos 50, primeira metade, apenas oferecia precárias condições de deslocamento, em fatigantes estradas de chão poeirentas. Chegar ao Sul gastava de oito a dez dias, percurso interrompido para dormida, dificultado ou bloqueado nas épocas invernosas de maior rigor.

Homem laborioso, resolveu seguir outra vez a São Paulo, por dever de ofício, a fim de abastecer a sua atividade.  

O ônibus em que seguia pernoitava nas costumeiras pensões de estrada, ponto certo dos motoristas e tradicionais usuários, servidas por gente honesta e afetuosa, tudo nos moldes daquela época.

Jantar dos melhores, pratos fartos e variados. Todos comeram bem, depois das agruras do percurso. Entretanto Chico Higino ultrapassara os limites, no cálculo das testemunhas. A dona do lugar, além de impressionada pelo excesso, preocupou-se também visto o avançado da hora.

Ao hóspede, por isso, daria tratamento particular. Armou sua rede num local de mais fácil observação, para qualquer providência, o que na verdade veio de acontecer. Os roncos que se escutavam mais pareciam estertores de agonia. 

De pronto, a bondosa senhora chamou seus empregados e, em equipe, buscou oferecer socorro ao pretenso necessitado: - Seu Chico, seu Chico, o senhor está bem? Quer um chazinho para facilitar a digestão? - falou apreensiva. 

- Só se for acompanhado de umas bolachinhas cream craker, - entre dormindo e acordado, respondeu o hóspede, deveras interessado na oferta que lhe apresentara a bondosa senhora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário