terça-feira, 8 de outubro de 2013

Rômulo Serrano

Chegara no intuito de trabalhar na Agência Centro-Salvador do Banco do Brasil, à Avenida Estados Unidos, no Comércio, em frente da Associação Comercial da Bahia, lá onde, nos idos do Século XIX, Castro Alves declamara seus poemas em saraus dos mais concorridos. O banco, edifício novo, prédio de nove andares, construção que abrigava por volta de 750 funcionários. Trabalhava no Cadastro, no terceiro andar. Logo vizinho ao meu birô se instava Rômulo Correa Serrano, dos primeiros amigos que conquistei na Boa Terra.

Serrano detinha personalidade carismática, bem humorada, a alegria em forma de gente. Hábil na pintura e no desenho, neutralizava na arte a aridez da vida bancária. Raro o dia em que não nos trouxesse uma história engraçada inédita, expectativa dos colegas do Setor, onde formávamos verdadeira família. Os almoços do intervalo do expediente realizávamos no 9.º andar, o restaurante da agência, sempre em companhia daqueles mesmos com quem trabalhávamos a semana toda.


Aos finais de semana, sábado cedo, eu que vivia longe de casa, em um pensionato na Barra, pegava o ônibus do Rio Vermelho e, à Rua Itabuna, Parque Cruz Aguiar, reencontrava Rômulo Serrano, em busca daqueles amigos, inclusive sua esposa, Dona Lucíola, filha de cearenses, que cedo chegaram a Salvador e permaneceram. Conversávamos a respeito de literatura, arte e culinária. Nesse tempo, me alimentava de macrobiótica, dieta oriental que também adotava Dona Lucíola e alguns dos quatro filhos do casal.

Passeávamos pelo bairro, ainda relativamente calmo e dotado de praias bonitas, caracterizadas por rochedos e casas antigas, paisagens prediletas de Rômulo. Apreciador de vinhos, ao regressar e antes do almoço, tratava de produzir as marinhas, tarefa que motivava em mim a satisfação de observá-lo, diante da maestria dos traços com que exercitava exímio talento, respeitado no meio artístico baiano, cheios de tantos valores culturais.


Outro segmento de suas produções eram os retratos. Em fase difícil da vida, face grave enfermidade que venceu após meses e meses em tratamento, prometera, a cada Dia de São Francisco, pintar uma tela com a figura do santo, o que cumpria na risca.


Há poucos dias, através de notícias de um caririense que mora em Salvador, Guarani Araripe, arquiteto, poeta e amigo da família de Rômulo Serrano, vim saber que ele deixara este mundo cerca de 12 anos atrás.



Nos meus planos de viajar mantinha constante a vontade de revisitar a Bahia, pouso de sete longos anos de minha vida, e localizar os grandes amigos que lá deixei, alguns, no entanto, agora na lembrança e na imaginação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário