quarta-feira, 8 de junho de 2011

Ou nunca souberam

Os mais ilustrados, que saem das escolas em trajes luminosos e seguem brilhantes estudos nas universidades maiores, viajam, cursam especializações, falam línguas diferentes; mas caso não saibam conquistar e preservar um amigo, tratar as outras pessoas como irmãos, desenvolver a paciência nas relações dos imprevistos, certeza certa esqueceram o que aprenderam nas aulas, ou nunca souberam o que pesa na educação verdadeira.

Investimentos caros da sociedade, os irmãos ilustrados adquirem verniz suficiente de trançar os territórios da influência geral, contudo deixaram de colher os frutos principais ofertados no balcão das formações; passaram nos largos corredores das instituições apenas de turistas, em busca dos apegos imaginários das vitrines financeiras.

Quando vemos estudantes aflitos nas portas dos colégios, agressivos, ansiosos, olhos acesos em dominar os outros, lembramos das feras no pasto à procura das presas, inconscientes instintivos dos objetivos reais da civilização. A competitividade imposta nesses tempos de guerra, entretanto, produz espécimes parecidos com os tais predadores dos filmes documentários, presas e garras aplicadas nos botes monumentais, agentes vorazes da exclusiva corrida mecânica dos números na carne alheia.

Uma frieza clínica domina os mercados e importa no desgaste das horas por lugares ao sol da sobrevivência. Ninguém resta livre diante das apreensões do futuro. Vira e mexe, chegam papeletas bancárias dos custos da fama. Anos e anos de prisão aos livros sobraram vazios às portas do dia. Porém há que impor desejos de paz entre as criaturas, sob pena de preços ainda mais elevados no desassossego.

A neurose dos movimentos nas ruas e estradas pede bem mais educação, mestrados, doutorados, nas regras da selva de pedra. Armas escondidas apontam aos incautos agressivos. Cuidar de pisar maneiro no clima instalado. Fugir da brutalidade dos brutos. Sorrir das situações inconvenientes. Rezar e rezar em profusão de fé as orações que falam a Deus, nosso Pai. Conter os ímpetos negativos, trabalhar o choque dos gênios, humores à flor da pele, normas básicas de resistência e firmeza.

Crise abala os fracos. Aprender e superar todo obstáculo, e transmitir às novas gerações o crescimento das populações do mundo, a fim de limpar a alma e os olhos da felicidade. Eis alguns avisos que facilitam para modificar as expectativas dos que a gente ama, história que precisa do conhecimento das melhores lições aprendidas na escola desta vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário