segunda-feira, 30 de julho de 2018

Lifanco

Quero falar a propósito de um músico contemporâneo de nossa Região, Francisco Macário da Silva Filho, Lifanco Kariri, nascido em Juazeiro do Norte a 14 de julho de 1955, que desde cedo que descobriria a vocação musical. A primeira vez que ouvi Beatles, a música tornou-se minha companheira inseparável. Aos 15 anos me aventurava mundo afora vendendo cítara, um pequeno instrumento que fabricavam em Juazeiro. Já sabia alguns acordes que aprendi graças a um vizinho que, vendo minha atenção, não se negou a me emprestar seu violão enquanto estava no trabalho. 

Nas suas andanças pelo mundo, aonde chegava procurava se enturmar com os músicos locais, resultando fazer parte de bandas de baile e apresentações autorais, formas que achava de ajudar financeiramente a família. 

De volta ao Cariri, continuou a tocar em bandas e a participar de festivais de música, tendo, inclusive, obtido boas colocações em festivais de outros estados. Passaria a frequentar os grupos da cidade de Crato, envolvendo-se na cultura local e trabalhado com seus artistas, dentre esses Abidoral Jamacaru, de quem cuidou da direção e dos arranjos de várias das suas músicas, o que lhe abriria portas a que fizesse trilhas de peças de teatro, de curtas metragens, e trabalhasse com outros compositores e intérpretes. 

Daí, Lifanco se integrou à cultura cratense e hoje reside na cidade e a adotou como segunda pátria, iniciando atividade na comunidade da Vila Lobo com crianças dessa área, em manifestações populares infantis junto ao Reisado do Mestre Aldenir, e gravaria CD independente com músicas compostas a partir das histórias contadas pelas próprias crianças, pessoas e mestres da cultura popular. Adiante mudaria o nome do trabalho para Reisado Nação.

Na produção desse artista existem mais CDs gravados, dentre eles Alpendres do Brasil e, mais recentemente, Valores, estes ainda sem um lançamento oficial. É também da criação de Lifanco os arranjos de compacto duplo realizado nas homenagens dos 80 anos do poeta Patativa do Assaré, 80 anos de luz, patrocinado pela Universidade Regional do Cariri.

Conheço Lifanco Kariri há bom tempo, face à sua presença nos movimentos artísticos regionais, o que evidencia o quanto de talento possui e que o manifesta entre nós, a promover espetáculos nas oportunidades quando manifesta boa vontade e dedicação ao que realiza, exemplo aos tantos músicos das novas gerações. 

2 comentários:

  1. Lifanco traduz em notas e harmonias a própria felicidade de ser músico, e essa peculiaridade contagia a quem o escuta em suas apresentações em shows e em vídeos; é um patrimônio musical que merece nosso carinho e admiração. Sinceramente!

    ResponderExcluir