quarta-feira, 4 de julho de 2018

A coragem dos deuses


Pois, muito mais do que ninguém, eles sabem que são inexpugnáveis, imbatíveis perante os desgastes do tempo material. Voam, sobrevoam, somem lá longe entre as naves dos céus; caem de alturas memoráveis; batem no teto; afundam no chão, nos mares; afrontam os piores e vencem longe de qualquer apelação. Os deuses são demais, são por serem deuses. Puxados aos super-heróis da DC e da Marvel, combatem o mal na maior sem cerimônia, e sempre vencem ao final dos seriados. Porquanto sendo deus, quem há de se supor que, mesmo num dia de azar, eles possam nunca sucumbir ou desaparecer do Olimpo feitos os reles patifes, canalhas, sem caráter, que combatem e dominam. Ah, que quem não quer ser deus no meio dos outros deuses invencíveis? 

Não fosse isso, talvez houvesse nova era glacial, que o mundo encobrisse de neve e gelo, e as baixas temperaturas congelassem tudo enfim, transformando o molho da natureza animal em pedras e pó? Outrossim eles existem e persistem, através do Universo perene, infinito. Rasgam as páginas dos diários da dor feitos animais de aço e platina, dotando de verdades existenciais os heróis consagrados de dramas e soluções que sejamos nós certo dia. Nascem elaborados no sentido pleno de jamais perder batalha alguma e sempre destronar os pistoleiros de aluguel, vilões e desclassificados. Simbolizam todas as virtudes em todo tempo, os deuses. 

Estudos indicam, também, que tais representações esclarecem o conteúdo que possuem os humanos no íntimo de si, e nascem nesse campo neutro que borda pensamentos e sentimentos, a ser preenchidas por figuras, profecias e santidades. Atendem a todos os desejos que pessoas ofereçam a meio da realidade e da criação, nos sonhos. Respondem os predicados necessários de viver e cruzar as tempestades, eles, os deuses. Potestades que, de antemão, sairão vitoriosas nos embates da história, permitem que enxerguemos de olhos fitos na Eternidade, aonde eles vivem e nos acompanham; eles, santos, deuses e heróis invisíveis do Espírito imortal.

(Ilustração: Universo Marvel - Wikipédia).

3 comentários: