sábado, 21 de julho de 2018

A resposta da resposta

Na junção entre a razão e a felicidade, bem ali naquela forquilha, o mundo gira e nós apreciamos o movimento disso no nosso modo de viver. Cogitamos muito e realizamos pouco daquilo em que pensamos longas vezes. A mesma crise que vivem os filósofos nas suas elucubrações. Face a face com interrogações e destinos, imaginam milhões de resultados, e insistem continuar na busca feitos cães de caça que farejam as sombras do tempo sem tocar a essência do que passam numa velocidade estúpida. Neles, nesses perscrutadores do silêncio, a impaciência de provar que há lógica no Universo acaba por deixá-los ainda mais ignorantes do que outros que assim desconsideram. 

Nisso, Voltaire parou seus estudos a fim de colecionar a importância real do saber diante do frechar dos dias, vez que tantas horas saber representam contrariedades e contradições em relação às perguntas que nascem das perguntas e nunca desvelam respostas à resposta. Desejo de imaginar o mundo deles, dominados no que pensam, deixa tais sábios de plantão prisioneiros das palavras e raciocínios que propiciam, porém fora das certezas que alimentavam. Seria pedir em excesso conhecer o incognoscível e andar às tontas em terra nenhuma pisada pelos pés dos humanos pensadores.

Destarte, virá ocasião quando o sábio, nessas agruras dos pensamentos, dará de cara com pessoas felizes sem que conheçam o que ele conhece, e vivem no mar de rosas das limitações que a vida lhes permite. Cumpridores, pois, dos deveres mínimos da sobrevivência, esquecem até de ignorar as lonjuras, sem, no entanto, sofrer disso qualquer inconveniência. 

E o festejado filósofo francês considerava aceitar as limitações do pensamento quais, talvez, justificativa honrosa da simplicidade, que reza pelo sentimento e vive a honestidade dos dias independente de respostas e descobertas intelectuais.  

Um comentário:

  1. Razão e felicidade, eis o grande drama da humanidade. A felicidade muitas vezes esta onde não podemos alcançá-la, ou até mesmo pela diversidade do que é felicidade. Muito bem posto o seu pensamento razão e felicidade. Porque os motivos para ser feliz são muito difícil até de se perceber. Muitas vezes olhamos pelo retrovisor do tempo e pensamos: eu era feliz e não sabia”, pois é, acontece.

    ResponderExcluir