Em O livro dos Espíritos se encontra a base de nova concepção que, além de científica, também se propõe a ser filosófica e religiosa, porquanto aborda princípios universais da Fé e busca responder as três principais questões da Filosofia: donde vem a Humanidade, aonde ela vai e o que está fazendo aqui neste mundo.
Graduado em Ciências e Letras, Allan Kardec voltou-se à Educação, inclusive tendo trabalhado junto ao cientista Johann Heinrich Pestalozzi, no Instituto de Yverdun, na Suíça, durante parte de sua existência.
Ao conhecer o fenômeno das Mesas Girantes, que galvanizaria as atenções dos franceses depois que surgira nos Estados Unidos, com as Irmãs Fox, em 1848, Kardec dirigiria atenções ao aprofundamento da matéria, visto considerar que por trás de fenômenos inteligentes decerto há causas inteligentes, seguindo os estudos das primeiras evidências mediúnicas.
Elaborou perguntas, que apresentava aos espíritos que se comunicavam através da psicografia, e recolheu as respostas cujo conteúdo formaria O livro dos Espíritos, posteriormente lançado com 1.019 perguntas e respostas.
Adiante traria a público outras obras, sendo as principais, O Evangelho segundo o Espiritismo, O livro dos Médiuns, O Céu e o Inferno e A Gênese, as quais, somadas ao primeiro livro, estabelecem o chamado Pentateuco Kardequiano, em que reúne os conceitos da doutrina que se propagaria desde aquela data.
No frontispício de O Evangelho segundo o Espiritismo, Allan Kardec fez constar o dístico que Fé inabalável é aquela que pode encarar a razão face a face em qualquer época da Humanidade.
Hoje sai em busca de comprar o Livro dos Espíritas, o meu emprestei e não me devolveram, mas não consegui. O vendedor ficou de trazer sexta-feira. Estou aguardando. Espero encontrar um caminho no espiritismo.
ResponderExcluir