sábado, 14 de março de 2015

Registros de memória

Esquina das ruas Vicente Tavares Bezerra e São Francisco, no Bairro Pinto Madeira, Crato, em 1957 ali residia Hernildo Gomes de Almeida, então gerente da Agência do Banco do Brasil na cidade. Construíra uma bela residência, cujas linhas se mantêm até hoje, bem defronte ao terreno posteriormente utilizado por meu pai que também ergueu sua morada no bairro, oito anos depois de ocuparmos o sobrado de Pergentino Silva, logo abaixo, na Rua Padre Ibiapina, onde hoje funciona a Escola Tia Joana.


Naquele ano, fora eleita Miss Brasil a amazonense Terezinha Morango, sendo no mesmo ano, em 19 de junho, escolhida segundo lugar da Miss Universo, em Long Beach, Califórnia, Estados Unidos.

Hernildo de Almeida, ligado às atividades da Associação Atlética Banco do Brasil desde São Luís MA, quando desempenhara cargo à frente da instituição em 1953, se mobilizou e trouxe ao Crato a bela amazonense, marcando festa de galã para o clube que ainda funcionava em precárias instalações. Com isso pode obter recursos e adiante virem a construir a sede definitiva da agremiação, realizando com isso evento inesquecível da sociedade caririense.

Hospedada próximo da minha casa, tomei a liberdade de ir conhecer de perto a linda jovem, na véspera do desfile da AABB. Desconhecia, no entanto, que na mesma data seu Hernildo recebera um telegrama de parentes distantes lhe dando ciência do falecimento da sua genitora. Ele permaneceria em silêncio, evitando divulgar a notícia triste por conta da promoção da noite, o que só o fez no dia seguinte, após tudo concluído.

Um ano adiante, na Festa de São Pedro, incêndio provocado por fogos destruiria por completo a primeira sede da AABB cratense, trabalhada apenas em madeira e palha, narrativa disso que coube ao cronista Olival Honor, à época seu presidente.

Há posterior localização, já em 1963, de Hernildo Gomes de Almeida a ocupar as funções administrativas junto à Metropolitana Mauá, no Rio de Janeiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário