segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Estragos da mágoa

Em face de situações vividas com frequencia no dia a dia, pessoas reagem de jeito parecido. Por conta do mínimo de aborrecimento, apresentam respostas prontas de agressão que lhes envergonhariam se melhor avaliadas à luz da paciência e do depois. Noutras ocasiões, parecem crianças inocentes, agradáveis, soltas. Quando fustigadas, respostas sujeitam pegar pelo pé as criaturas humanas doces e amáveis. Nisso, têm vergonha de demonstrar fraqueza, aproximação, amizade se contrariadas. 

Poucas e raras vezes, quem erra reconhece o erro. Necessitaria da sonhada humildade, caminho da purificação das almas. E fere e é ferido ao mexerem nos sentimentos acomodados. 

A mágoa, por exemplo, representa demonstração típica das falhas humanas de reação. Atinge um tanto de gente neste chão comum. O cidadão escolhe sofrer, caso abafe as ingratidões alheias. Guardam por dentro doses cavalares de sentimentos pisados, desconhecendo os prejuízos que acarreta o esforço imenso ditado pela educação dos cuidados humanos.

Perante extremos das reações, normal que se contenha o instinto agressivo, a fim de evitar males piores. Absolutamente certo, contudo há que se evitar esconder sentimentos negativos de raiva diante dos momentos críticos sem passar pelo filtro da sinceridade consigo mesmo, limpar de tudo aquela frustração desagradável.
Agir assim, no entanto, exige atitude positiva, grandeza de pensamento e administração coerente dos modos e valores. Ninguém é professor nessa matéria. A escola deste mundo indica cursos variados para conter os animais que moram nos indivíduos. Existir conduz à evolução da personalidade. 

Exercitar os bons conceitos impõe sacrifícios enormes no sentido de dominar as camadas internas das emoções. As escolas religiosas, os santos, as boas maneiras, milhões de modelos, palavras e discursos querem dizer isso, de que não matar, não ferir, não revidar, o que bem significa repor oportunidades na estrada do amor e da paz.

Ainda que compreender, pois, valha muito mais na casa do bem-estar, raros sabem agir com habilidade suficiente nas horas dos desafios, sofrendo, contudo, recalques e mágoas acumulados, que determinam outros exercícios, já agora no salão da consciência.

Portanto nunca deixar acumular lama podre de mágoas no íntimo do coração previne as doenças de longo prazo, fermentos da contrariedade e adversários da saúde ideal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário