domingo, 14 de outubro de 2012

Acerto de contas



Logo cedo, de espingarda em punho, o caboclo buscou na mata a mistura do dia para as refeições da família. Andou muito e nada achou que atendesse o objetivo. De mãos abanando, desanimado, retornava ao casebre, quando avistou belo exemplar de cabra a lhe cruzar o caminho. Sabia ser de um dos vizinhos de terra, seu compadre, dono de muitos bichos que vinham aumentando com muita facilidade. Coçou a cabeça, mediu as conseqüências e viu justiça no ato que planejava em nome dos seus filhos que precisavam sobreviver. 

Escutou as imediações, se viu distante, solitário: a ocasião faz o ladrão, diz o povo. O isolamento propiciava impunidade. Armou o gatilho e atingiu a marrã de criação. Arrastou-a para o mato, tirou-lhe o couro, partiu-lhe os ossos e a carne, desfez as pistas. Quando chegou em casa, trazia nas costas o alimento de duas semanas ou mais. 

Alguns dias se passaram. Mesmo não sendo descoberto, o caçador parecia pouco confortável dentro dele próprio, dado o ato que cometera.  Vivia sério, sem graça; de honesto, acordava no meio da noite suando frio e tendo pesadelos. A coisa tendia ao agravamento. Perdia, sob as tenazes do remorso, o patrimônio da alegria de viver.

De alma presa, bela manhã, resolveu se confessar. Procurou o vigário da freguesia e lhe contou, em todos os detalhes, a história do delito praticado. O sacerdote ouviu-o atencioso, refletiu durante alguns minutos e disse:

- O senhor agiu de forma vergonhosa. Fez o que nunca deveria, querendo disso se beneficiar. Assim, para limpar a culpa pelo que cometeu, irá procurar seu vizinho e esclarecer o assunto, dizendo a ele que pagará o animal morto tão logo possua recursos.

- Mas, padre, fazendo desse jeito vou passar por desonesto - retrucou, contrariado, o sertanejo. - Isso fica muito ruim para quem juntou fama de sério, como sou eu. Deve haver outro jeito melhor de resolver - acrescentou.

- Meu filho, vejo nada mais simples do que essa penitência - replicou o sacerdote. - Pois, não sendo desse modo, quando chegarmos no Dia do Juízo, lá vão comparecer, na presença dos santos, o senhor, seu compadre e a cabra roubada, o que resultará numa situação muito mais constrangedora.

Nesse momento, ecoou no interior da igreja sonora gargalhada do caboclo, que, em seguida, foi dizendo:

- Ah, padre, agora compreendi de suas palavras o que devo fazer. Visto o que falou seu reverendo, quanto à cabra reaparecer inteira no Juízo Final, nessa hora, então, eu pego ela e devolvo ao dono, o meu compadre, ficando tudo resolvido sem maiores prejuízos. 

- E retirou-se cheio de felicidade pela solução do seu drama.    
                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário