terça-feira, 15 de julho de 2025

Palavras e sentimentos

 

Nessa fúria dos tempos, diante das agruras estampadas na cara da multidão, a que destino ver-se-á acantonado à cata do depois?! Gosto acima de gosto, querem fazer e fazem. Enchem o tanque dos bordeis das luas do firmamento e dançam a sinfonia da satisfação pessoal, ilusão a perder de vista. Bom, mas a minha intenção é falar do que seja bom, das virtudes em pauta, das esperanças mil, apegos diferentes do que anda sombrio vagando pelas madrugadas frias... Rever os pensamentos, planejamentos, e começar uma história nova a surgir de dentro, das malhas do coração.

Chega de versões arrevesadas do que nos aguardaria logo ali nas curvas dos desejos. Sistematizar novas tradições, pois. Querer o que seja de novo aos passos que aí estão. Sustentar novas melodias aos acordes vagos do silêncio. Reverter a própria História no nascedouro dos indivíduos. À força de outras possibilidades, revirar o cordão de tantos equívocos e somar os dados positivos ao mistério das consciências. Isto, de encontrar de vez a que estamos aqui neste Chão.

Vejam que as falas contam, sim. Foram quantas produções jogadas na lama do inútil que, agora, se chega ao instante da safra boa das sementes lançadas no carinho dos sonhos reais. Daquilo que se vai do conhecimento, dos trastes equivocadas do que fora feito, dali nascerão novos amores, as verdades limpas, longe de perdidas ilusões. Isso da essência das criaturas sencientes, desencantadas de fantasias e sortilégios. O Ser qual matriz de si mesmo, na alma, na certeza.

Esse dizer conta de tudo um pouco a propósito das nuvens que passam latentes no seio das criaturas. Um a um, peças do mesmo quebra-cabeças, agora virá o roteiro da transformação em sabores valiosos, brilhantes, no senso de uma nova Humanidade original das esperas sensatas. Conquanto digam as palavras, compete aos autores trazer do credo os ensaios e a estreia desse novo Tempo emergente.

(Ilustração: O pagamento, de Brueguel, o Jovem).

Nenhum comentário:

Postar um comentário