segunda-feira, 10 de julho de 2017

Os livros

Há diversas naturezas de gente. Daí os inúmeros gostos, paixões, apegos, vocações. Classificam isso de inteligências múltiplas. Desde aquelas voltadas aos esportes radicais, às que prendem os interesses no infinitamente pequeno dos laboratórios e ciências. Numa frase, Goethe quase definiu essa particularidade individual: Dizem que ninguém é herói para o seu criado de quarto. Explica-se: o herói só pode ser reconhecido por outro herói.

Os livros são prova dos vínculos individuais a seus gostos particulares. De tudo existe nas livrarias. Manuais de cada coisa preenchem as gôndolas. Dificilmente alguém chegará numa casa de vender livro que não ache o que lhe agrade, sempre no prumo dos prazeres pessoais, do gosto íntimo. Livros são retratos da época mental nas criaturas humanas.

Por isso dizer aos que querem pegar gosto na leitura que iniciem pelos assuntos do particular interesse. Eles mudam muito de pessoa a pessoa. Mas sempre haverá um tema que lhe agrade em cheio. A não ser que o desinteresse puxe noutras direções bem extremas, das quais ainda nem existam os livros. Bem possível acontecer, razão de nunca pararem de produzir novos livros de novos assuntos. O mercado é amplo, talvez tão infinito quanto o tempo.


Contudo, mesmo que houvessem previsto o fim da era do livro com o advento da informática, no entanto até hoje continuam os livros e as livrarias, agora acrescidos da mídia digital, nos livros eletrônicos. O livro tem charme próprio de um amigo ao nível das mãos. Vêm horas vagas, e quem gosta de livro corre às estantes e seguem pela estrada sem limites das letras. A inspiração de ler é tão valiosa quanto a de escrever. Quem lê atualiza o pensamento dos autores e vive junto a emoção das descobertas de antes, postas nas letras. Somam e participam de vidas e mais vidas; uma mágica; um mistério. Fabricassem livros invés de armas e o mundo logo chegaria próximo da sonhada civilização da paz e do progresso. 

Um comentário:

  1. Os livros, ah os livros, são os nossos melhores companheiros. Sem contar que nos abrem as portas para um mundo novo.

    ResponderExcluir