domingo, 9 de julho de 2017

A condição deste mundo

Falta não quem esconda a cabeça na areia e fuja da realidade. Às vezes, numa mesa de bebida. Às vezes, sob drogas. Sexo devasso. Preguiça. Demência. Ilusões de perder de vista. Enterra a cabeça e a vida. Faz de conta que não é consigo a luta de viver. Aperfeiçoar. Crescer. Deixa de lado o direito e o dever de cumprir a honra de evoluir.

Porém inexiste outra condição neste mundo senão viver com maestria e coragem. Embarcar nas ondas erradas só dá perder tudo e enganar a si mesmo. Quanta conversa jogada fora. Quanto pouco caso de receber a grandeza da Natureza. E mente. E geme. E padece.

Viver tem muito mais a oferecer do que a covardia de fugir do campo de batalha. Mas os humanos sofrem dessa fraqueza de caráter, ainda. Nesse longo espaço entre a lama e a luz, muitos desistem, vítimas da fragilidade que impera no lodo. Pois ser homem no real sentido deste qualificativo pede coerência. Determina atitude. Impõe condições extremas de evolução. 

Ninguém vem aqui apenas fingir, a não ser que aceite o soldo dos que desertam e caem no mato que até o pé bata na bunda. Correr é próprio dos pusilânimes. Os exemplos de seriedade diante dos valores humanos verdadeiros sobram todo tempo. Marcam a história feitos heróis imbatíveis da finalidade de estar neste chão. 

Lá na frente, ou até hoje, que seja, iremos a demonstrar os resultados do que recebemos para cumprir. Os imbecis nem pensam nisso. Permitem descer de goela abaixo o desgosto da ignorância e se enterram mais cedo perante os tribunais sérios da Eternidade.

Bom, eis no que dão as palavras ao falar de condição, da condição deste mundo. Há determinação superior, queiramos ou evitemos querer. Aceitar representa viver de plena sabedoria. 

(Ilustração; Filme: O mentiroso, direção: Tom Shadyac).

Nenhum comentário:

Postar um comentário