sexta-feira, 9 de junho de 2017

Matéria de Fé

Título só aparentemente contraditório, pois já no materialismo chinês dos primórdios, nas antiguidades clássicas, consideravam que a matéria também é espirito. E o espírito é matéria quintessenciada. Agora, com as notícias da Mecânica Quântica, ficou bem melhor de avaliar isto, porquanto obtiveram resposta de laboratório de que a luz, além de ondas, também se compõe de partículas na sua constituição.

Bom, começamos de jeito atravessado, querendo tratar de cotidianos ao modo de restaurante de luxo, cardápio e fraque. Mas vamos baixar a bola e trazer o assunto à vala comum dos mortais. Falar de fé, da fé que Jesus, Rei da simplicidade, pega nas suas palavras; a Fé que transporta montanhas. 

São muitas as versões do assunto. Desde os selvagens e suas admirações aos fenômenos da Natureza à fé raciocinada dos espíritas. Quantas buscas e tantas respostas, sendo aquelas, coletivas, e estas, individuais. Cada um por si e Deus por todos nós. Qual disse Rabindranath Tagore, poeta e místico indiano, a religião do homem é o próprio homem. As experiências dar-se-ão no íntimo, na alma dos indivíduos, que depois declaram e insistem, contudo algo por demais pessoal, original da criatura humana. 

Orar, rezar, clamar, pedir ao Pai no secreto de Si mesmo, eis o segredo de todo enigma dos credos religiosos. Há que amar acima de tudo, até chegar ao Divino. Resistir às tentações da acomodação e crescer nos próprios pés, porquanto o coração só abre de dentro pra fora. Nem Deus obrigaria o homem a crer, porquanto lhe deu a liberdade qual dom individual.

Todos, segundo as crenças, viemos aqui no sentido de encontrar a Felicidade, a certeza do eterno, a Paz do coração. Sem isso, a estrada continua sempre lá depois das curvas e das estações. Brilhe vossa luz! Podemos até teimar em demorar a chegar, porém o objetivo é único e particular: Realizar a Perfeição de todos os motivos, e responde a todas indagações.

Um comentário:

  1. Amar, amar, amar... eis a grande solução desde que o mundo é mundo. Amar das mais diferentes formas. Amar amando. Amar ao próximo, amar aos irmãos como se de sangue fossem. Mas o amor verdadeiro anda bem distante, bem distante...

    ResponderExcluir