quinta-feira, 22 de junho de 2017

"A praça dos nossos sonhos"

Este o título de livro lançado no Instituto Cultural do Cariri, em Crato, no dia 19 de junho de 2017, da autoria de Carlos Eduardo Esmeraldo e Magali de Figueiredo Esmeraldo. São recordações preciosas e guardadas com carinho, a mitigar a sede dos muitos que lhes virão conhecer de perto.


Quanta saudade viva mora bem ali no passado, e que só a boa literatura disso fala de cátedra, enquanto mantém aceso o fulgor de felicidade que a tantos representam, iniguais momentos da real felicidade.  Qual bem disse Machado de Assis, em Dom Casmurro: Mas saudade é isso, o passar e repassar das memórias antigas.

Nas tardes frias das ausências destroçadas, nascem as palavras felizes de Carlos e Magali, a dizer intensamente da geração de que sobrevivem, sedentos da oportunidade oferecida pela literatura, arautos das variantes de si e dos povos, quais missionários de contar e soldados que amam o fazer com paixão seu ofício.

Espelhos abertos, pois, daquele passado que agora refazem no desejo valioso de preservar a qualidade dos instantes mágicos, guardam nos textos o sentimento que os produz, na arte do elaborar das letras. 

Viagens, perfis, episódios, apreensões, mundos distantes no tempo das origens, inesperados, anedotário, costumes, registros fundamentais do grupo social, tudo dentro de cuidado técnico de jamais perder aspectos que restariam largados às malhas do esquecimento. 

Páginas inteiras de revivescências vindas à tona sob o preceito de acreditar no sabor das lembranças mantidas no amor e no estilo. Os dois, marido e mulher, agora integram, por isso, esse bloco seleto dos memorialistas do Cariri da segunda metade do século XX. 

Nosso mundo disporá, também, da qualidade destes bons escribas a lhe reservar capítulo especial nas histórias pessoais com que leram seu mundo, de importância a toda prova.

Assim, diante desse livro de fragmentos pinçados de passados narrados com eficácia, rendemos reconhecimento ao enlevo dos tantos leitores privilegiados de receber A praça dos nossos sonhos, numa edição da Editora Mentor, de Crato, Ceará, palco dos seus acontecimentos. 

2 comentários:

  1. Quanta saudade... dos tão poucos anos vividos no Crato, mas que marcaram sobremaneira a minha vida. Foi um momento único. De aprendizado, de lembranças que permanecem viva em minha memória. Daí vir a dizer-se quem bebe a água do Cratinho de açúcar jamais esquece.

    ResponderExcluir
  2. Participei dessa época. Carlos foi meu colega no Grupo Escolar. Passei muitas férias no Sítio São José onde ele também passava. Dei um mergulho muito proveitoso na minha infância. Quantas recordações maravilhosa!

    ResponderExcluir