quarta-feira, 15 de maio de 2013

São Mamede


Alguns dias na Paraíba, neste final de semana do Dia das Mães, e revejo uma cidade próxima da BR logo antes de subir a Serra da Borborema no sentido Sousa - João Pessoa, São Mamede, que conhecera desde a primeira vez em que viajei a Capital paraibana, e me causara admiração devido a singeleza de sua capela de torre única. Era noite e o ônibus entrara só enquanto cumpria o roteiro de raros passageiros, deixando vislumbrar a construção. Daí, planejei quando pudesse fotografá-la. Isto agora nesta viagem aconteceu no meio da tarde do domingo dia 11 de maio de 2013.

Ao entrarmos na cidade próxima da estrada principal, comentava a propósito do padroeiro São Mamede, que conhecia apenas de nome. E nisso, senti o interesse de saber mais a seu respeito, tempos de Internet, a reunir alguns dados disponíveis.

Mamede, santo venerado nas Igrejas Católica e Ortodoxa, nasceu no século III, na cidade turca de Cesareia, hoje denominada Kyaseri, à época do domínio do Imperador romano Aureliano. Seus pais, cristãos, viram no cárcere na ocasião do nascimento. Logo seriam executados diante da perseguição romana aos cristãos, deixando o filho órfão aos cuidados de Ammia, uma senhora amiga, até que ele inteirasse os 15 anos.

A ligação de Mamede com o Cristianismo lhe renderia outras perseguições, capturado e torturado pela fé. Diz a história que, na prisão, receberia a visita de um anjo, ganhando de volta sua liberdade. Orientado que seguisse rumo a montanhas próximas da cidade, no caminho defrontou leões selvagens, os quais dominaria na força da espiritualidade. Uma das feras dele se afeiçoou, acompanhando-o sempre.

A fama de que Mamede domesticava animais bravios ganhou os ouvidos de Alexandre, o duque de Cesareia, motivo de condená-lo à morte, considerando que possuísse parte com as forças do mal. As feridas que daí sofreria lhe causaram a morte depois de conseguir regressar às montanhas e lá merecer a cicatrização das marcas deixadas pelos agressores.

No século VIII, católicos trouxeram as relíquias do santo para a França, depositando-as na Catedral de São Mamede, na cidade de Langres, onde permanecem recebendo a devoção de padroeiro dos recém nascidos e dos que atravessem problemas nos ossos, sobretudo na coluna.   

Assim, devido ao gosto que em mim despertou a beleza da igrejinha da cidade paraibana de São Mamede, quis conhecer mais da personalidade histórica desse mártir cultuado pela população do lugar, e ora partilho dos que leram tais palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário