sábado, 18 de maio de 2013

A ciência do próximo passo


Isso de querer saber como agir na hora seguinte. Estar no lugar certo e na hora certa. Isto é, a angústia de querer achar o caminho ideal nos passos desse chão. A ciência da escolha, o uso correto da liberdade no ritmo da transformação de um passo em todos os demais passos de uma só existência, que somos nós. Investir liberdade em realidade.

Por vezes paro a examinar razões nas atitudes, a investigação da decisão exata dentro das circunstâncias. E nem sempre recebo resposta que venha justa na sequência dos acontecimentos, deixando margem de incertezas e uma espécie de culpa sintomática que balança no ar logo acima da cabeça, feita a espada de Démocles da mitologia grega. O aprimoramento da função vital, pois, riscos constantes das criaturas durante o mar de expectativas ao seu dispor.

O Existencialismo trata a liberdade qual fator de construir a si próprio através do que resta das oportunidades permitidas, quando o não agir, o não fazer, por sua vez, significará também a ação na omissão. O homem estará fadado a ser livre, segundo Jean-Paul Sartre. Diante dessa contundente liberdade caberá o uso dos instrumentos que o meio e as outras pessoas oferecem na ação. Com isso acontece a elaboração da existência.

Enquanto que trabalhar o instante seguinte envolve a necessidade da ação individual, o movimento na natureza segue inatingível o compasso, força permanente do Infinito. Quais enigmas, individualidades avançam no tempo desconhecido, respostas abertas às consciências.

Estudos existem dos recursos internos da alma que mostram percepções noutros níveis, a intuição, o sonho, a manifestação de qualidades abstratas das visões interiores do espírito, as inspirações, vozes, aparições, valores de faixa ainda inexplorada em que a ciência oficial guarda reservas de aceitação plena.
Face ao presente da história, o sentimento dominante fala que se sabe pouco, um quase nada, dos mistérios da pessoa humana, persistindo forte o desejo imenso de desvelar as leis da ciência dos passos nos caminhos da Existência.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário