sábado, 4 de maio de 2013

A fênix


Ave lendária, que, quando na idade do desaparecimento, levanta voo e busca lugar elevado, nos picos das montanhas distantes, estabelece um pouso e inicia o processo de se entrega aos desígnios do tempo.

Após viver os estertores da morte, seus restos entram em combustão espontânea. Queimam até restarem só as cinzas do corpo desfalecido.

Outro período depois, qual semente que brota do chão, das cinzas da fênix surgirá pássaro novo, nova fênix, que reviverá dos restos queimados. Renasce das cinzas, e crescerá na sua rara beleza.
Civilizações remotas guardaram esse mito nas histórias que preservaram. Chineses. Egípcios. Hindus. Persas. Há notícias dele em eras milenares, com descrições pormenorizadas do porte e dos costumes da espécie. Dizem os gregos clássicos que essa ave possui a força suficiente de transportar consigo pesados fardos, até animais gigantescos, e dispõe da força misteriosa de virar uma ave de fogo. Dura na faixa de quinhentos anos, vestida em penas brilhantes, arroxeadas de vermelho dourado, além de tons de azul e branco, no porte aproximado das maiores águias.

Através das avaliações de quem pesquisa a mitologia dos povos, a fênix representaria no inconsciente coletivo à alegoria do nascer e o pôr do Sol. Já estudos cristãos querem nela interpretar a crucificação e a ressurreição de Jesus, na Palestina, que recebeu vida nova em troca da que sacrificara no Calvário. Este o mito do eterno retorno, que corresponde à perpetuação, à sensação da esperança em tudo, o que envolve e conforta o transcorrer incessante da existência.

Heródoto, grego considerado o primeiro a registrar acontecimentos da história, escreveu: Existe outro pássaro sagrado, também, cujo nome fênix. Eu mesmo nunca o vi, apenas figuras dele. O pássaro raramente vem ao Egito, uma vez a cada cinco séculos, como diz o povo de Heliópolis. É dito que a fênix vem quando seu pai morre.

Às vezes procuramos escrever quanto às lendas, diante do prazer que nutre pessoas de gostar das narrativas. Mas chegamos a supor que antes o fizera dentro do mesmo tema. Ainda assim, trazemos a lenda dessa ave, rica de valores imortais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário