domingo, 17 de fevereiro de 2019

Razões de ser feliz

Por vezes sentimos apreensão, qual pisar em solo pedregoso, em lama escorregadia, e as percepções reclamam as ocasiões melhores que somem, parecendo não virem mais. Nuvens sombrias sujeitam, nisso, cobrir o panorama imediato, deixando pouco espaço de alegria nas horas transitórias da felicidade com que sonhávamos. Fecha o tempo mental, espécie de eclipse de nós próprios, isso que acontece três por dois com os humanos, a pedir clemência dos pais da humildade e senhores da paciência. 

Diante dos tais momentos de contrapé, face aos riscos desanimadores das lides cotidianas, que instrumentos adotar de reverter o quadro dessas limitações, reconstituir as horas de leveza? Que normas adotar no pensamento, palco das fraquezas e desânimo, invés de fugir da raia, se esconder das sete capas do destino, recalcitrar aos desafios e sustentar a barra de seguir?, conquanto logo bem perto, na essência de nós, sobretudo, persistirá a força que guia nas penumbras. Jamais considerar, pois, a derrota por justificativa das limitações.

Isto no que tange às pessoas em particular. No todo, entretanto, funciona de igual para igual; há sempre um novo amanhã, modos clássicos de conformação e repouso da alma, isto nas religiões, nos folguedos populares, nas grandes movimentações de reconstruir o desejo de viver, seja perante o que vier de acontecer, sem a menor a discriminação. Quanto à criatura no seu íntimo, cabe erguer olhos aos espaços da consciência, à Natureza aqui presente que a tudo permite todo tempo. 

Lembrar as tantas vitórias em circunstâncias idênticas, horas de desânimo que o passado triturou doutras vezes, porquanto somos o princípio e o fim de nós mesmos, matrizes da esperança. Sustentar degraus sob os pés ao ritmo do crescimento que vier, vez acharmo-nos instalados no império de leis inigualáveis, onde todos já agora fertilizamos a Paz e o Amor, nos caminhos da absoluta Perfeição. 

2 comentários:

  1. Razões para ser feliz? Todos todos temos, é que às vezes não percebemos o quanto Deus é bom para nos. A felicidade mora nas pequenas coisas, numa amizade sincera, no sorriso puro de uma criança, no perfume e beleza de uma flor. São tantos motivos para sermos felizes , e como a felicidade é tão sútil, que muitas vezes não a percebemos quando ela chega. Tantas vitórias, tantas realizações, tantos sonhos realizados. O amanhã sempre chega, cabe-nos pensar positivo. Bom dia.

    ResponderExcluir
  2. A felicidade não mora ao lado, mora em nós. Veja tantas coisas boas que nos acontecem. Pensemos quantas pessoas boas nos querem bem, nos admiram e querem a nossa felicidade. Momentos de tristezas, de incertezas, todos nós temos. Mas temos também momentos de realizações, quando podemos ser útil a alguém, fazendo bem de alguma forma, com uma palavra de alento, de fé, de esperança. Tantas vezes tudo que uma pessoa precisa é de um carinho, de abraço, de uma palavra afetuosa, fazendo a pessoa perceber o quanto ela é importante para tanta gente, é que dariam tudo para lhe ver feliz. Parabéns pelo texto. Um carinhoso abraço ao amigo Emerson Monteiro.

    ResponderExcluir